terça-feira, 9 de julho de 2013

"Na história da igreja, nas tentativas de Deus chamar seu povo, chamar sua criação, fazer-se ouvido; coisa que nunca deixou de fazer e faz até hoje (nós é que somos surdos ou ouvintes "seletivos"), o homem coloca sua justiça ou suas preferências ou vaidade e muda (ou atrasa) a história da salvação. A mãe de Esaú e Jacó faz isso. Colocou Jacó no lugar de Esaú. O ciúme, a inveja, o orgulho mais uma vez tenta mudar a história. Começou em Caim e Abel. Consequência de Adão e Eva. Filhos capazes, filhos incapazes, disputando o amor da mãe (ou do Pai, Deus). Mãe dando preferência para filho; coisa que Deus não faz: ele apenas chama para uma coisa ou para outra, um ou outro de acordo com suas maiores aptidões ou capacidades de sofrer as consequências das batalhas santas a serem enfrentadas. O homem muitas vezes não tem capacidade de enxergar isso e assim dá chance e oportunidade e vazão para a inveja, ciúme e orgulho trabalharem até mesmo dentro da própria Igreja.

Já na época de Jesus, quando tivemos a oportunidade de conviver com a bondade, com o Amor em Carne e Osso; os milagres aconteciam. Mas não era para qualquer um. Também não era para todos ( para todos, SEMPRE foi a salvação). Os milagres eram para os que tomavam alguma atitude. Eram para os que os buscavam. Jesus não foi nunca ao encontro de alguém e o escolheu para fazer milagres. No despojamento de tudo, de todo o orgulho, de toda vaidade, na vazão de toda a miséria interior, na simplicidade de sua fé, os que conseguiram algum milagre os conseguiram pois também não havia mais nada a fazer, nenhum recurso que humanamente fosse capaz de resolver seus problemas. 

E nós, quantas vezes gastamos nosso tempo, testamos nossa fé, pedimos milagres de coisas que podemos mudar, podemos fazer; e ficamos pedindo para Ele mudar para nós...! E Ele até muda, se isso realmente for bom para nós; pois Ele é Amor Puro e Verdadeiro. Mas se for de amor maior, que vençamos alguma incapacidade, algum "defeito" nosso, e consigamos com nosso esforço, o "milagre" feito por nós mesmos, não tenhamos dúvidas: Ele vai deixar para nós resolvermos.
Deus nos abençoe em mais esse dia de glórias a Ele. Amém!"
[Dimas Cavalcanti]