terça-feira, 9 de julho de 2013

Antes era "olho por olho, dente por dente", depois veio Moisés e depois JESUS!

"Quando Jesus veio, os homens vinham de uma "tradição" do "olho por olho, dente por dente", depois modificada por Moisés para os 10 Mandamentos que, os homens de bem queriam seguir. Mas isso não era suficiente para fazer parte do Reino de Deus pois muitos ali, de coração duro, achavam que "seguindo as leis" (os 10 Mandamentos da Lei de Deus) podiam fazer o que quisessem que já estariam salvos. Mas a bondade, a caridade, o amor verdadeiro estava longe e é isso que salva.

 (Mt 5,38-42):   No Evangelho, Jesus nos fala não só desses complementos, mas da sabedoria de se passar pela maldade dos homens, sem enfrentá-las porque não vale a pena, de darmos corda para que o mal se enforque sozinho; de deixarmos que que o maldoso se envergonhe ou mesmo saia achando que saiu vitorioso, não nos interessa o que ele pensa. Ele não pode nos deixar cair em tentação , nos levar pra baixo com ele, aceitando as provocações, mesmo as subjetivas.

Fala também de atendermos a que nos pede dado ou emprestado. Fala de bondade no coração. Bondade com sabedoria. Isso é magnífico. Mas ninguém, por outro lado, pode ser bobo (onde estaria a sabedoria ?)

(2Cor 6,1-10):  São Paulo, que foi treinado, instruído, iluminado por Cristo; que veio depois de Cristo, fala de tudo isso, de como o cristão deve ser ser, passando por tudo, por provações, provocações, tribulações, de maneira serena, com alegria, fazendo o bem, não escandalizando ou seja, deixando ninguém pensar mal dele; agindo com bondade, com amor, sempre. E começa dizendo que tudo isso recebemos como Graça de Deus e que não podemos desperdiçá- lá, usá- la mal ou nem usá- lá.
Deus nos abençoe hoje, nos abra os olhos, o coração e a mente para podermos serví- lo.
Amém!
[Dimas A B Cavalcanti]