Estevão tinha sido convertido. Ou seja, entendeu a Boa Nova, o Evangelho por dentro de sua alma, de seu espírito.
Em outras palavras, conheceu a verdade. "A verdade vos libertará", disse Jesus quando prometeu o envio do Paráclito, após sua Ressurreição. Isso é para poucos. É só para quem deseja isso ardentemente.
A verdade fez com que ele tentasse abrir olhos, mente e coração daqueles a quem ele se dirigia: “Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós!"
Aquilo foi cravado em nossos corações, de geração em geração, que nos impede de abrirmos os olhos, a cortina que cobre nossos olhos como diz São Paulo, precisa ser mudado para enxergarmos a verdade que liberta. Mas a culpa trazida lá de trás, a culpa (tipo "batata quente") dos que não quiserem receber o perdão trazido por Deus através de Jesus e que é passada para frente, de geração em geração é o que impede o grande desenvolvimento do homem através da liberdade. É que muitos não suportam a verdade. Principalmente a própria verdade. E se fecham, para escondê-la.
No evangelho de hoje, o povo questiona Jesus pedindo sinais, para compará-lo a Moisés. E falam dos pais, dos antepassados. Naquele momento, Jesus conta a verdade por trás da verdade. Quem acreditou e entendeu, viu que o homem (Moisés) jamais está em pé de igualdade com Deus. E Ele foi muito claro sobre ir até Ele para nunca mais ter fome e sede (base, sustentação, itens vitais para se ter vida).
Para ir até Ele, precisamos conhece-Lo, criar intimidade, andar com Ele. Isso se faz estudando-o, rezando e consequentemente, como um processo evolutivo de crescimento, comungando. É o ápice da intimidade. É preciso estudar a Palavra, manter o aprendizado aquecido na Missa, deixar seus erros lá, e depois fortalecer sua alma e seu corpo, ligando a energia vital de Jesus à sua, na comunhão. Fazendo um esforço contínuo para jamais se desligar Dele, 24 horas por dia.
Jesus, meu amigo; me ajude a ser seu amigo também.
Amém.
AEAD
Anunciadores do Evangelho e do
Amor de Deus