quarta-feira, 6 de abril de 2016

Nascer do Espírito do Alto


"Orai e vigiai". Essas duas ações precisam ser praticadas constantemente por nós.

Logo que Jesus ressuscitou e voltou, a explosão de sentimentos que convulsionou os apóstolos, trouxe à tona tudo o que Ele ensinou, de uma vez só. "...Jesus soprou sobre eles e disse: 'Recebam o Espírito Santo'...". Era o Paráclito que Ele havia prometido.

Aquela efusão do Espírito Santo produziu uma euforia contagiante que arrebanhou milhões de pessoas. O Amor de Deus envolveu de tal modo as pessoas que acreditaram na mensagem, no recado de Jesus, que era recado de Deus, passada pelos apóstolos; que todos nasciam de novo e "ficavam bobos". Tão bobos que entendiam que nada era de ninguém e tudo era de todos. E viveram um período dentro dessa sociedade, dessa comunidade verdadeiramente cristã. 

Período semelhante ocorreu na fuga do Egito. Bem menos "amoroso" mas o sentimento de comunidade aqueceu aquele povo por muito tempo.

Jesus, quando fala a Nicodemos sobre nascer do alto, ou nascer de novo; deixa Nicodemos embaralhado. Nascer do espírito foi algo incompreensível para ele. E é para muita gente. Porque é uma coisa cultural. E quebrar culturas, quebrar tradições não é nada fácil: as coisas colocadas nas cabeças das crianças, principalmente das pequeninas, não sai facilmente. Às vezes passa a vida inteira e não sai.

Mas Jesus completa o raciocínio: diz a Nicodemos que apesar de toda cultura, conhecimento, doutoramento, vê que o vento sopra de onde e para onde quer, como o Espírito; ouve e vê, mas não acredita nas coisas que acontecem no meio de Jesus, as coisas que Ele fala e faz. Por isso seria necessário Ele ter uma morte horrorosa para chamar a atenção de todo mundo por todas as gerações e as coisas Dele permanecerem. 

A compaixão, a misericórdia, a piedade, que sentimos ao ver Deus injustiçado por nós, puxa para fora o Espírito Santo que recebemos no Batismo. Esse espírito que Jesus trouxe diretamente do Pai e começou a injetar em nós. Dessa forma, para os de boa vontade, experimentamos a Eucaristia (trazida também por Jesus), fonte de vida eterna. E começamos a sentir uma pontinha do que os apóstolos e as comunidades pós ressurreição sentiram...

Para evoluir e crescer será necessário "Orar e Vigiar", pois a força das coisas do alto sucumbem de tanto as coisas de baixo tentarem seduzir e nos fazer sermos atrasados.

Deus nos abençoe e guarde. E continue soprando sobre nós.

Amém.

AEAD
Anunciadores do Evangelho e do 
Amor de Deus