Deus, em sua infinita bondade olha para nós com consternação.
Quantas pessoas perdidas, vítimas de suas próprias decisões. Suas próprias escolhas. Amarradas por todo tipo de amarras: cordas, correntes, barbantes, linhas, teias de aranha...
Para Ele, não há tempo e nem espaço. Hoje, ontem, 1 ano atrás, 10 anos atrás, 1000 anos atrás, é tudo hoje. É tudo agora.
Por isso, sabia nosso nome antes de nossa concepção. Por isso nos chama pelo nome. Por isso, não há para Ele diferença entre o pobre e o rico, o famoso e o obscuro, o bonito e o feio,... Por isso nos perdoa sempre, pois sabe o por quê da escolha, o por quê da decisão que nos colocou onde estamos. E nos compreende desde "Adão e Eva".
Ele sabe qual a influência que nos levou a sermos como somos. Cada um de nós. Em cada uma das decisões. Mas nos dá 2 coisas preciosíssimas: a orientação e a liberdade de escolha. Desde "Adão e Eva". Nascemos assim.
Na Leitura de Macabeus, de hoje, vemos o povo tomando decisões e fazendo escolhas. Logicamente que influenciados por sedutores que os desviaram do caminho. Alguma diferença de hoje? E quando o povo "dá com os burros n'água", Deus tem culpa?
Já no Evangelho, vemos um cego, sua fé (que o ajudou a ir buscá-la lá no fundo da alma à luz do Espírito Santo soprado nele em sua concepção) e sua decisão de lutar contra os que queriam calá-lo, irrompendo para a vida, na marra. E foi feliz e passou a dividir essa felicidade com todos pelo seu caminho. Rompeu as amarras, rompeu com tudo, ficou cego para o mundo inferior e pequeno e abriu os olhos para a verdadeira vida.
Deus é o tudo. Jesus nos leva a Ele. O Espírito Santo nos leva a Jesus. Maria nos dá os exemplos e aconselha: "fazei TUDO o que Ele vos mandar". Como podemos fazer isso hoje, dentro de nossas limitações? Rezando sempre e buscando no Evangelho, esse TUDO.
Senhor, não sou nada mas só você sabe o porquê. Me ajude a irromper para a vida. Me ajude a tirar as teias de aranha que me envolvem, o véu que cobre meus olhos, os tampões nos meus ouvidos, a lentidão do meu raciocínio, a ferrugem da minha inteligência,...
Amém.
AEAD
Anunciadores do Evangelho
e do Amor de Deus