Às vezes, podemos nos achar pecadores ou ainda pensarmos que muitas pessoas não sejam merecedoras da presença de Deus. Se o nosso coração humano faz distinção de pessoas, ele as desqualifica, mas o coração de Deus não!
O coração do Senhor entra em todos os corações, em todas as casas. Deus quer se fazer presente na casa da pessoa que se achar mais pecadora, mais indigna; quer entrar para fazer a diferença.
Quando Zaqueu abriu as portas da sua casa para que o Senhor ali entrasse, Ele não julgou, não condenou de forma nenhuma o pecador. Pelo contrário, as pessoas que estavam do lado de fora é que estavam murmurando, reclamando, julgando, condenando e dizendo: “Jesus não sabe quem é este homem! Como vai se hospedar na casa de um pecador?”.
É na casa de um pobre pecador, como eu e você, como aquele irmão, que Deus quer se hospedar, que Ele quer ficar! Podemos não parecer dignos, mas Deus, na Sua infinita misericórdia, quer estar no meio de nós, quer fazer toda a diferença em nossa vida.
Abra as portas do seu coração, da sua casa, e deixe Deus entrar, fazer morada e iluminar. Assim como Zaqueu, que vivia na escuridão interior e a sua alma se abriu. A luz de Deus o iluminou e ele conheceu a verdade, colocou-se à disposição para reparar os males que havia causado na vida das pessoas, para distribuir seus bens aos mais pobres e fazer justiça com quem ele havia sido injusto.
Quando Deus entra em nossa vida, Ele faz a diferença, porque nos permite enxergar a verdade e nos dá a graça de repararmos aquilo que é preciso mudar em nossa vida.
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo