É tão fácil ficar estagnado acreditando na mentira que Deus quer algo de nós, e não para nós. Talvez seja a sua liberdade, seus divertimentos, ou seu dinheiro. Você pode até ter passado temporadas inteiras da sua vida rejeitando a Deus por não querer que as regras d’Ele estragassem a sua diversão.
No versículo de hoje, Jesus está dizendo aos seus ouvintes que essa mentalidade está toda invertida. Quem estraga e destrói é o “ladrão”. Talvez o ladrão seja a carreira que esteja sugando a sua energia. Talvez seja uma cultura que diz que você precisa comprar um monte de coisas desnecessárias e assim pôr em risco o seu futuro.
Pode ser que seja seu passado, cochichando no seu ouvido que tudo que você faz ainda não é bom o suficiente. Seja lá o que for no seu caso, o ladrão está ali para roubar a sua vida.
Jesus veio para dar sentido e propósito à sua vida. Ele não está interessado em tirar nada de você.
Então, a pergunta de hoje é: “Por que estou aqui”?
Faz parte do nosso ser querer que nossa vida tenha um significado, querer deixar um legado. O problema é que quando se trata de definir o que é uma vida relevante, a maioria dos homens não passa muito da carreira e do dinheiro.
Assim, vamos considerar hoje a visão mais completa de uma vida plena e relevante, a vida que Deus quer para você. Seguem aqui cinco áreas grandes para refletirmos. Para você, o que seria ter uma vida plena em cada uma dessas áreas?
- Sua pessoa: Você gostaria que as pessoas associassem você a quais emoções? Como você deseja que sua saúde física esteja aos 70 anos?
- Casamento: Como você gostaria que seu casamento esteja daqui 30 anos?
- Família: Que tipo de relacionamento você quer ter com seus filhos no futuro, quando forem adultos? E com seus irmãos? E com seus pais?
- Trabalho: Estarei fazendo aquilo que Deus me chamou especialmente para fazer? Ou, pelo menos, será que meu trabalho diário me leva a uma situação onde tenho liberdade para buscar esse objetivo?
- Igreja: Como estou participando das coisas que Deus está realizando no mundo?
TENTE HOJE MESMO: Dedique algum tempo escrevendo sua definição de vida plena para cada uma das cinco áreas mencionadas acima. Amanhã vamos tratar dos próximos passos.