A vida é cheia de compromissos. Para a maioria absoluta das pessoas que vivem nesse planeta, a rotina de cada dia resume-se em acordar, ir trabalhar, voltar, fazer correndo algumas tarefas do lar, dar atenção aos filhos, dormir e recomeçar a rotina.
Muitas vezes a religião está encaixada nesse meio nos dias de semana e no fim de semana; mas também de forma rotineira ou pior: na forma de obrigação.
E assim, leva-se a vida por dezenas de anos. Muitos são oprimidos pelo sistema: família, emprego e até igreja. Nasceu em um meio extremamente submisso pois foi ensinado assim, de pai pra filho, de geração em geração.
Alguns, nesse caminho, têm um estalo e despertam para o dinheiro. Entendem a lógica que move essa máquina, se empenha nisso, se aplica, estuda, bota todo o coração nesse caminho e vai acabar fazendo parte do time opressor. Vai ficar rico, viver do luxo e para o luxo. Galga altos postos, alta posição na sociedade; que por sua vez aprendeu a enaltecer e respeitar os ricos e poderosos. Viram ídolos e têm seus próprios ídolos.
Deus está lá (ou aqui), dentro do coração de cada um. De todos. Sempre esteve. Colocou-se lá quando cada um foi concebido no ventre de sua mãe. É um tesouro escondido no coração. É uma pérola escondida no coração. Muitas vezes são bens sufocados, sujos, empoeirados, soterrados que nunca serão descobertos. Muitas vezes serão descobertos parcialmente mas o dono não consegue arrancá-lo de lá e vive sendo soterrado e descoberto parcialmente a vida toda.
Mas quando o estalo ocorre na pessoa no momento em que ela descobre o Amor de Deus, e percebe que ela, seja quem for, tenha o que tenha; seja bonita ou feia, magra ou gorda, rica ou pobre, instruída ou analfabeta, é para Deus uma pérola, um tesouro e que está imediatamente perdoada de tudo que fez; está imediatamente liberta de tudo e de todos pois nunca deveu nada pra ninguém; e percebe que na maioria das vezes as amarras, os pesos dos fardos, os fardos nas costas não são coisas de Deus, ...
Ah, ela só não larga tudo pois não pode. Mas vai tratar de ajeitar tudo que puder, da forma mais rápida que puder (no linguajar de Jesus, "vender tudo"), para cuidar do tesouro ou da pérola que descobriu. Dentro de si mesmo, o que é mais importante e interessante. Vai, como diz Jesus em outra leitura, saber carregar a sua cruz (o dia a dia, compromissos, etc.) com alegria e peso leve e seguir Jesus, viver como Ele, sabiamente e feliz.
Senhor, me ajude a arrancar definitivamente o meu tesouro, do meu campo; a minha pérola do meio das tranqueiras onde ela se encontra, para eu viver eternamente esse Amor, esse romance, que me é continuamente propostos por Vós, a cada momento, por cada pessoa da Santíssima Trindade. E que eu possa ajudar a todos de minha convivência a despertar neles, a acordá-los, a dar um tranco neles, para que tenham conhecimento e saber. E assim, se desvendem seus olhos.
Amém.
AEAD
Anunciadores do Evangelho e do
Amor de Deus