Hoje a Igreja celebra a memória, ou seja, a vida de santidade de uma das "Marias" que, ao lado de Nossa Senhora, estiveram nos mistérios da vida de Jesus nosso Senhor e Salvador, porém não podemos fazer a reflexão do evangelho de hoje sem antes irmos ao início da história de salvação dessa mulher tão especial para Jesus e tão exemplo de transformação e mudança de vida para nós.
Maria Madalena foi e sempre será exemplo de conversão, cura, fidelidade e amor para mim e para o mundo porque ela viu o Senhor e permitiu que Ele a enxergasse além das suas misérias, fraquezas e pecados. Ela deixou que Jesus atingisse o seu coração e a perdoasse, dizendo: "Ninguém te condenou? [...] Nem eu te condeno". E a partir desse momento, uma grande obra de conversão e mudança de vida estava começando na vida daquela mulher adúltera e que por pouco não morreu apedrejada pelos escribas e fariseus. O Senhor a retirou do fundo do poço, de um lugar onde ela não via mais saída nem esperança e lhe deu um novo sentido de viver restaurando sua alma e amando sua pequenez.
Depois de ter experimentado o imenso amor de Jesus ela foi curada e não conseguiu mais sair de perto do seu Senhor, tornando-se uma discípula fiel durante toda a paixão de Cristo, prova disto é sua presença ao lado da Virgem Santíssima aos pés da cruz da Nossa Salvação. Depois disso, e agora sim vem a parte do nosso evangelho de hoje, a presença de Maria Madalena em prantos na madruga do terceiro dia da morte de Jesus, tendo como prêmio a graça de ser a primeira a experimentar a alegria da Ressurreição de Cristo, o qual a abordou de maneira reveladora dizendo: "Maria!" e este foi reconhecido pela ovelha que conhece a voz do Pastor, pois disse Maria Madalena em hebraico: "Raboni" ela viveu o maior de todos os seus momentos ao lado do Senhor. Maria Madalena, de liberta, foi tornada libertadora, já que rapidamente anunciou aos Apóstolos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
Liberte-se você também, hoje, de todas as suas amarras e torne-se um fiel seguidor daquele que quer ser o seu Senhor!!! Corra ao encontro de Jesus, pois Ele não te condenará, pelo contrário Ele estenderá a mão ao seu encontro e lhe inflamará de amor!!!!
Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Deus abençoe vocês sempre!!!!
Rosa Camila.
Reflexões do Evangelho da Liturgia Diária