Quando conversamos com um especialista em determinado assunto, dependendo de nossa formação, aptidão e interesse, se ele não traduzir e simplificar as palavras para nosso entendimento, pouca coisa entenderemos na conversa.
Dependendo de nosso conhecimento de vocabulário, dependendo do tamanho do vocabulário de cada um, também. Qualquer assunto ficará mais fácil ou mais difícil de ser entendido.
Deus vem falando há milhões de anos para seus filhos homens, nós. E qual é o nosso grau de entendimento? Nosso pecado (aqui é preciso também entender bem o significado de pecado: pode ser qualquer coisinha, mas pode também não ser...) é o que nos impede de entender.
O Espírito Santo sempre esteve nos rondando e sondando, mas nossos ouvidos estavam surdos. Os profetas sempre falaram em nome de Deus. Mas nosso entendimento não permitia entender. E olha que, se Jesus não tivesse vindo, não entenderíamos até hoje. Mesmo hoje, vendo o antigo testamento, com tudo muito claro, ainda temos dificuldade de ligar as coisas...
Muito bem: Jesus veio falar a língua dos homens para fazer a ligação com Deus. Para que pudéssemos entender a Palavra de Deus. A Santíssima Trindade é perfeita pois ao mesmo tempo permite a exatidão do entendimento mas filtra e libera o entendimento a quem Deus quer. Faz parte do Plano de Salvação.
Quem permanece com Jesus e em Jesus, usando e praticando todos os seus ensinamentos, se alimentando Dele, na carne e no sangue (aqui há um filtro), está ligado também a Deus, ligação direta. E tudo que for pedido e não há como pedir errado nessa ligação, será atendido. Aquilo que não for Dele, não sairá, pois não será do Amor e não fará bem a quem pede ou a quem convive com quem pede.
Senhor, perdão pela minha falta de fé. Quando, por esse motivo, me desligo de Ti. E daí, peço errado, peço o que não se deve pedir. Faça-se em mim, segundo a Vossa santíssima vontade.
Amém.
AEAD