o desafio é mudar a nós mesmos"
[ Viktor Frankl ]
Coleção de textos extraídos da Bíblia, livros, pesquisa na Internet e da sabedoria de pessoas e colaboradores que agregam valor à vida. Para reflexão, pensamento, entendimento e apoio. Sempre respeitando seus autores.
A "Cama de Procusto" é uma expressão derivada da mitologia grega que se refere a um método cruel de tortura e assassinato. Procusto era um bandido que vivia no monte Coridalo, na Ática. Ele possuía uma cama de ferro e oferecia hospedagem aos viajantes que passavam por sua casa. No entanto, essa hospitalidade tinha um terrível preço: Procusto obrigava seus hóspedes a se deitarem na cama e, se a pessoa fosse maior que a cama, ele amputava as partes do corpo que sobravam. Se a pessoa fosse menor que a cama, ele a esticava até que coubesse perfeitamente.
No sentido figurado, a "Cama de Procusto" é usada para descrever uma situação em que algo é forçado a se conformar a um padrão rígido e arbitrário, muitas vezes causando sofrimento ou distorção. Ela simboliza a imposição de uma medida única e inadequada para todos, desconsiderando a individualidade e as peculiaridades das pessoas ou situações.
Lance um desafio.
As pessoas são mais propensas a se esforçar se acreditarem que podem vencer.
Encontre uma maneira de enquadrar seu pedido como um desafio que a outra pessoa ficará animada para enfrentar.
Elogie o progresso e cada pequena melhoria.
Dê à outra pessoa uma boa reputação para que ela possa corresponder a ela.
Evite discussões.