Coleção de textos extraídos da Bíblia, livros, pesquisa na Internet e da sabedoria de pessoas e colaboradores que agregam valor à vida. Para reflexão, pensamento, entendimento e apoio. Sempre respeitando seus autores.
sexta-feira, 31 de março de 2017
Auxílios necessários
Ó Deus, que preparastes para a nossa fraqueza os auxílios necessários à nossa renovação, dai-nos recebê-los com alegria e vê-los frutificar em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
quinta-feira, 30 de março de 2017
Riquezas infindáveis
Santo Efrém (c. 306-373), diácono da Síria, doutor da Igreja
Comentário ao evangelho concordante, 1,18-19; SC 121
A palavra de Deus é uma árvore de vida que estende para ti os seus ramos benéficos; ela é como a rocha aberta no deserto, que se torna para todo o homem, de todos os pontos da Terra, bebida espiritual: «comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual» (1Cor 10.3-4; Ex 17,1s.).
Aquele a quem é concedida alguma destas riquezas não deve pensar que a palavra de Deus se limita ao que ele nela encontra; pelo contrário, deve perceber que foi ele que só soube descobrir nela uma coisa, entre muitas outras. Enriquecido pela palavra, não deve pensar que foi ela que empobreceu; incapaz de esgotar as suas riquezas, deve dar graças pela sua magnitude. Alegra-te porque foste saciado, mas não te entristeças porque a riqueza da palavra te ultrapassa.
Aquele que tem sede alegra-se em beber, mas não se entristece com a sua incapacidade de esgotar a fonte. Mais vale que a fonte te esgote a sede, do que a tua sede esgote a fonte. Se a tua sede ficar saciada sem que a fonte seque, poderás voltar a beber sempre que tiveres sede. Pelo contrário, se esgotasses a fonte para te saciares, a tua vitória transformar-se-ia em tristeza. Dá graças por aquilo que recebeste e não murmures contra aquilo que não foi utilizado. Aquilo que tomaste e levaste é a tua parte; mas aquilo que resta também é uma herança tua.
domingo, 26 de março de 2017
Sempre disponível, está o ESPÍRITO SANTO
O fato do Espírito Santo habitar dentro de nós prova Seu desejo de sempre estar disponível a nos ajudar quando precisamos Dele. A medida que crescemos espiritualmente, experimentamos tentações, mas Deus tem nos dado o Espírito Santo para nos capacitar a resistir e fazer as escolhas certas ao invés das erradas.
Entretanto, nenhum ser humano é perfeito e cometeremos erros. Mas as misericórdias de Deus estão sempre disponíveis a nós através de Jesus Cristo. Receber esta misericórdia nos fortalece e nos capacita a prosseguir com Deus. Ela também trás paz ao nosso coração, nos liberta e nos ajuda a ouvir de forma clara a voz de Deus.
Sentir-se derrotado e condenado por cada erro que cometemos nos enfraquece. Ao invés de usar nossa energia para nos sentir mal sobre nós mesmos, devemos usá-la para assegurar que nosso coração está sintonizado com a voz de Deus, enquanto Ele nos guia a uma força maior e a um relacionamento mais profundo com Ele próprio. Sua misericórdia e presença estarão sempre disponíveis a nós através do Espírito Santo. Quando você buscar por Deus hoje, te encorajo a receber Seu amor e misericórdia. Seus braços estão abertos e Ele está esperando para passar tempo com você.
A Palavra de Deus para você hoje é: Lembre-se que o Espírito Santo está disponível para você.
Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer
sábado, 25 de março de 2017
Abre nossos olhos
sexta-feira, 24 de março de 2017
Amar a DEUS sobre todas as coisas dependendo entendimento
O que mais agrada o coração de Deus não são os nossos sacrifícios, nossos holocaustos nem nossas promessas, não são as quantidades infinitas de orações que podemos fazer em nossa vida.
O que agrada o coração de Deus é quem O ama de verdade, quem O ama com toda força, com toda energia e vitalidade, com todo o seu ser. Agrada a Deus quem O coloca em primeiro lugar, quem coloca o seu coração no temor do Senhor nosso Deus; quem O leva tão a sério, que não é capaz de amar ninguém, coisa ou situação nenhuma mais do que a Ele.
A religião que agrada a Deus é aquela que nos liga e nos mantêm tão unidos a Ele, que não nos separamos d’Ele por nada que aconteça nesta vida.
Deixe-me dizer a você: não busque a Deus de forma mercantilista, interesseira; não busque o Senhor para satisfazer seus interesses, suas necessidades econômicas, físicas, materiais etc. Não busque o Senhor por causa disso. Se o fizer, isso não quer dizer que você não vai encontrá-Lo, porque Deus se deixa encontrar por quem O procura de coração sincero. Você pode até encontrá-Lo somente a partir de seus interesses, mas não O encontrará a partir daquilo que Ele é. Busque o Senhor somente por causa d’Ele.
Nunca coloque condições para amar a Deus, nunca diga: “Eu vou amar a Deus, porque Ele me deu isso, porque vai me dar aquilo! Eu vou amar a Deus, porque Ele vai me abençoar! Eu vou ganhar o que eu preciso! Ele vai dar a saúde de que eu necessito!”. Não! Ame a Deus, porque é Deus, e simplesmente por causa disso. Tudo o que vir em consequência do meu amor por Ele é apenas acréscimo, mas eu não me conformo nem posso colocar meu coração nos acréscimos. Eu coloco meu coração na essência do amor de Deus. Por isso, amá-Lo de todo o coração é buscá-Lo por causa d’Ele e por nada mais!
Não posso, de forma nenhuma, mercantilizar a minha relação com Deus, não posso deixar de servir nem deixar de ser d’Ele ou menos d’Ele, porque me decepcionei com as pessoas, com a Igreja, com o ser humano, com o padre, com o pastor… Seja lá com quem for! Você não entendeu nada do que é amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as nossas energias.
Esse é o amor puro, amor que nos salva, que nos coloca perto do Senhor. Não há doença, enfermidade, sofrimento, ação financeira, angústia, seja lá o que for, que nos separe d’Ele!
Eu aprendo amar a Deus, porque Ele é meu Deus, o Senhor da minha vida, e não por aquilo que Ele me dá, que me oferece, que pode fazer por mim; não é porque está me prometendo isso e aquilo.
Eu encontrei, de verdade, o amor de Deus na minha vida. Assim, vou amar o meu próximo, assim terei força, energia, graça divina para amar o meu próximo por mais que ele me fira, machuque-me. Porque eu não vou amá-lo com meu amor egoísta, eu vou amá-lo com o amor que vem do coração do meu Deus.
Deus abençoe você!
Pe Roger Araújo
domingo, 19 de março de 2017
O bem vence
sábado, 18 de março de 2017
Deixe-se inundar
JESUS ama o pecador!
Evangelho de hoje é o amor de Jesus para com os pecadores. O evangelista começa nos dizendo justamente isso, que os fariseus estão criticando Jesus, porque Ele acolheu os pecadores e fez refeição com eles.
O que Jesus veio fazer em nosso meio? Sentar-se junto aos pecadores, estar junto deles, fazer refeição com eles, estar no meio deles. Porque Ele veio para os doentes, para os pecadores; Ele veio para todos aqueles que estão feridos pela marca do pecado.
A parábola do filho pródigo serve para todos nós que precisamos, todos os dias, nos voltarmos para os braços do Pai! Não podemos nos comportar com a indiferença, a frieza e o orgulho do filho mais velho, que estava na casa do pai, sempre servindo-o, nunca havia se afastado de casa. Ele não percebia o tamanho do seu orgulho, o tamanho da sua prepotência, sobretudo, a sua falta de humildade. Porque quem não é humilde não é capaz de acolher a fraqueza, a fragilidade ou o erro do irmão quando ele vier à falhar.
Precisamos ter a humildade do coração do Pai, que está sempre de braços abertos para acolher todo e qualquer pecador que se afastou da Sua casa, para acolher a mim e a você em nossas misérias, fraquezas, nas dificuldades que passamos, nos pecados que sucumbimos.
Ele não nos quer prostrados, Ele não só nos acolhe se não quisermos levantar da situação em que nos encontramos, porque a todo e qualquer momento esse Pai está de braços abertos, e não só para nos acolher, mas para nos abraçar, para cuidar da ferida, da marca, de tudo aquilo de mau que o pecado fez em nós, sobretudo para não nos deixar voltar para a lama, para não nos deixar cair de novo, para não nos deixar prostrados.
Às vezes, o mundo nos pega com tanta força e nos estraga, deixa-nos praticamente mortos. Quantos morreram no pecado, porque não voltaram para os braços amorosos do Pai! Porque tiveram na frente os filhos ou irmãos de igreja e caridade, que não foram as portas abertas da misericórdia de Deus para acolher aquela situação.
Hoje, o Pai está nos chamando para duas coisas: primeiro, para que nos voltemos a Ele, para que sejamos acolhidos em Seus braços amorosos de Pai, para sermos curados, revitalizados, para sermos curados pelo amor misericordioso do Pai que tanto nos ama.
O Pai que cuida das nossas feridas, que cuida de todo o mal que o mundo já fez conosco, quer que nós estejamos de braços abertos, curados pela Sua misericórdia para acolhermos tantos irmãos feridos e machucados pela marca do pecado. Não precisa ser um pecado grande, mas todo e qualquer pecado precisa ser acolhido! Não é o pecado pelo pecado, mas o pecador marcado por este pecado, o pecador que somos eu e você que precisamos tirar este pecado que está dentro de nós para sermos curados pelo amor misericordioso de Deus.
Jesus fazia refeição e acolhia os pecadores, não podemos ter um coração menor do que o d’Ele! Precisamos sentar, acolher, amar e cuidar de todo e qualquer pecador da mesma forma como Deus cuida, acolhe e ama o nosso coração ferido pelo pecado!
Deus abençoe você!
Pe Roger Araújo
quarta-feira, 15 de março de 2017
Alimento para a Alma
[Cura D´Ars]
domingo, 12 de março de 2017
DEUS Fala Através de Dons e Habilidades
As pessoas com frequência se perguntam: O que eu deveria fazer com a minha vida? Qual é o meu objetivo de estar vivo? Deus tem um plano pra mim? Uma das formas de Deus responder a estas perguntas é através de nossos dons e habilidades. Ele nos leva a compreender nosso propósito através dos dons e talentos que Ele nos dá.
Um talento dado por Deus, ou o que chamamos de "dom", é algo que fazemos com facilidade, algo que vem naturalmente. Por exemplo, grandes artistas sabem exatamente como colocar formas e cores juntas, então gostam de pintar, esculpir, ou desenhar edifícios. Muitos compositores ouvem músicas em suas cabeças, e eles simplesmente anotam as melodias e/ou letras para fazer lindas músicas. Algumas pessoas tem a habilidade natural de organizar ou administrar, enquanto outras tem o dom de aconselhar, ajudando pessoas a melhorarem suas vidas e relacionamentos. Não importam quais sejam os nossos talentos, desfrutamos de grande satisfação ao fazermos o que somos bom em fazer.
Se você não tem certeza do seu propósito na vida, apenas faça o que você é bom em fazer e veja Deus confirmar suas escolhas abençoando seus esforços. Não gaste sua vida tentando fazer algo que você não tem habilidade para fazer. Quando as pessoas fazem o que não são hábeis para fazer elas tornam-se miseráveis, e também as pessoas ao seu redor. Mas quando as pessoas estão no lugar certo, farão seu trabalho com excelência e serão uma benção para seus empregadores e colegas de trabalho.
Se fizermos aquilo que somos bons em fazer, sentiremos a unção de Deus (presença e poder) em nossos esforços. Saberemos que estamos trabalhando com nossos dons e que isso honra a Deus e ministra na vida de pessoas. Deus fala conosco através dessa unção, dando-nos paz e alegria para sabermos que estamos cumprindo o Seu plano em nossas vidas.
A Palavra de Deus para você hoje é: Faça o que você é bom em fazer - esse é o dom de Deus para você.
Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer. Direitos Autorais de Joyce Meyer, 2010. Publicado por FaithWords. Todos os direitos reservados.
sexta-feira, 10 de março de 2017
segunda-feira, 6 de março de 2017
Trabalhemos para ganhar o céu
[Cura D´Ars]
domingo, 5 de março de 2017
Vulnerabilidade Produz Vulnerabilidade
Abrace suas limitações
UMA MORADA DE DEUS
Cristãos em Jesus são morada do Santo Espírito. O Próprio Deus vive em nosso interior. Todos os cristãos em todos os lugares são membros individuais de uma grande morada de Deus—a igreja! Deus continua edificando sua morada.
LEIA: Efésios 2:22
LEIA: 1 Coríntios 6:12-20
Nós somos morada de Deus. Um lugar para Ele expor a Sua Glória. A ideia que Deus vive dentro de nós deve impactar radicalmente como vivemos. Como podemos usar nosso corpo sabendo que ele é templo do Espírito Santo?
PENSAMENTO ERRADO: Não importa como eu vivo.
PENSAMENTO CORRETO: Deus habita dentro de mim. Eu deveria usar meu corpo para glorificá-lo.
Cristãos em Jesus são morada do Santo Espírito. O Próprio Deus vive em nosso interior. Todos os cristãos em todos os lugares são membros individuais de uma grande morada de Deus—a igreja! Deus continua edificando sua morada.
LEIA: Efésios 2:22
LEIA: 1 Coríntios 6:12-20
Nós somos morada de Deus. Um lugar para Ele expor a Sua Glória. A ideia que Deus vive dentro de nós deve impactar radicalmente como vivemos. Como podemos usar nosso corpo sabendo que ele é templo do Espírito Santo?
PENSAMENTO ERRADO: Não importa como eu vivo.
PENSAMENTO CORRETO: Deus habita dentro de mim. Eu deveria usar meu corpo para glorificá-lo.
Construir o templo de DEUS, nós
UM TEMPLO SANTO (UNIDO A OUTROS CRISTÃOS)
No Velho Testamento, o templo era a construção onde a presença de Deus habitava. No Novo Testamento, o povo de Deus era tanto individualmente quanto coletivamente Seu Templo.
LEIA: Efésios 2:19-21
LEIA: 1 Coríntios 3:1-17
Paulo nos alerta sobre como devemos tratar a igreja porque ela é a morada de Deus (I Coríntios 3:16-17). Você está edificando ou derrubando a igreja?
PENSAMENTO ERRADO: A igreja não é realmente tão importante.
PENSAMENTO CORRETO: Eu poderia trabalhar para edificar a igreja! Ela é o templo de Deus.
UM MEMBRO DA FAMÍLIA DE DEUS
Cristãos em Cristo são contados entre os da família de Deus e são membros de Sua casa.
LEIA: Efésios 2:19
LEIA: 1 Timóteo 3:14-15
Famílias podem ser desafiadoras. Nossos pais terrestres são incapazes de ser perfeitos, mas Deus é um Pai perfeito. Ele é amoroso e sábio e digno de confiança a todo momento. Como a realidade de você ser parte da família de Deus muda sua maneira de pensar e agir no seu dia?
PENSAMENTO ERRADO: Eu não pertenço a lugar algum. Eu sou a ovelha negra da família.
PENSAMENTO CORRETO: Deus me aceita em sua família como Seu filho amado. Entretanto, Ele quer que eu O imite (Efésios 5:1).
ACESSO AO PAI CONCEDIDO
Em Cristo podemos nos aproximar de Deus e ter um relacionamento com Ele.
LEIA: Efésios 2:18
LEIA: Romanos 5:1-2 e Efésios 3:8-12.
Deus não nos mantém longe de Seus braços. Ele está perto de nós através do Seu Espírito Santo que habita em nós. Deus, nosso Pai, fez um caminho onde não havia caminho. Ele abriu a porta e permanece com Seus braços abertos. Você está disposto a entrar na presença do Senhor? Quais são as coisas que podem manter você longe de passar um tempo com Ele?
PENSAMENTO ERRADO: não posso compartilhar meus problemas com Deus. Ele está tão distante que não deve se importar comigo.
PENSAMENTO CORRETO: Deus está perto e tenho acesso a Ele! Seu Espírito vive em mim e posso ir até Ele com todas as minhas necessidades.