terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A visão - A Palavra no tempo


Is (1,19-20):

19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

As leituras, ou melhor a Palavra, está cheia de recados e conselhos para o nosso bem viver. Só que precisamos ouvir da maneira correta. O Antigo Testamento fala muito em espada, guerra, inimigo, batalhas, etc., dando às vezes a ideia de um Deus punidor, autoritário, cheio de regras; e se não "obedecermos" seremos punidos, seremos mortos. Por Ele.

Se prestarmos atenção à evolução da Palavra ao longo do tempo, veremos que ela se adequa a cada tempo e à mentalidade de cada época. Deus é perfeito, não se esqueça. O homem de 5000 anos atrás não pode ser comparado ao homem de hoje.

A Palavra é a mesma, não muda; não pode mudar pois Deus é o mesmo, não muda, é lógico. É Onipotente, Onipresente; para Ele não existe tempo. Mas nós é que mudamos. O homem muda, o homem cresce, evolui. Graças a Deus.

Na Leitura de hoje, morrer pela espada acontece se quisermos sermos maus. Se você se desviar da boa conduta, da bondade, do amor, do equilíbrio; vai se meter em confusão. E estará escolhendo a morte e não a vida. A morte é a tristeza, o sofrimento, a doença espiritual e física. A vida é a alegria, a felicidade, a compreensão, o equilíbrio, a adaptação a todas as situações, com amor. A vida é o amor.

Estaremos sempre estudando o amor e o anti-amor. A alegria e a tristeza. A vida e a morte, ao longo de toda a Bíblia. Somente cabe-nos ter inteligência, sabedoria, espírito aberto e boa vontade para a luz entrar.

Os Fariseus, Sumo-sacerdotes, Doutores da Lei sempre quiseram esconder isso dos menos afortunados de saber. No caso de Pedro, por exemplo, sua acessibilidade foi tão grande que pode escutar o Espírito Santo lhe dizer quem era Jesus. Se dependesse dos Sacerdotes jamais isso aconteceria. Hoje, isso pode não ser muito diferente. Tanto na Igreja quanto na Política.

Mas o Espírito Santo age. Se estivermos dispostos a sermos humildes e deixarmos a sabedoria entrar.

Senhor, peço-lhe um coração puro, uma alma pura, uma mente aberta, muita humildade para não contrapor a tudo isso. Tempo de reclusão e oportunidades para poder ouvi-Lo e amá-Lo com todo o meu ser.

Amém!

AEAD
Anunciadores do Evangelho e do
Amor de Deus