sábado, 31 de dezembro de 2016

Para sempre!


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Somos responsáveis

"Somos responsáveis pelo mal que fizermos 
 e pelo bem que deixarmos de fazer."

[Chico Xavier]

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

domingo, 25 de dezembro de 2016

É Natal


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Terço


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Que nunca lhe falte um sonho


O Espírito Santo suscita a nova criação em Maria

Comentário do dia:

Santo Amadeu de Lausana (1108-1159), monge cisterciense, bispo
3.ª homilia mariana


O Espírito Santo suscita a nova criação em Maria


«O Espírito Santo virá sobre ti»: Ele sobrevirá em ti, Maria. 
A outros santos, Ele veio, e a outros virá; mas a ti sobrevirá. [...] Sobrevirá pela fecundidade, pela abundância, pela plenitude da sua efusão em todo o teu ser. E, quando te tiver preenchido, continuará em ti, planando sobre as tuas águas para fazer em ti uma obra melhor e mais admirável que quando, sobrevoando as águas no começo, fez evoluir a matéria criada até esta assumir as suas múltiplas formas (Gn 1,2). 
«E a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra»: Cristo, força e sabedoria de Deus, tomar-te-á sob a sua sombra, tomando de ti a natureza humana, e, mantendo a plenitude de Deus que tu não podias dar-Lhe, vai assumir a nossa carne. Ele vai tomar-te sob a sua sombra porque a humanidade que será tomada pelo Verbo será um filtro para a luz inacessível de Deus; e essa luz, matizada pelo filtro, penetrará nas tuas entranhas castíssimas. [...]

Pedimos-te, pois, Soberana e digníssima Mãe de Deus, que não desprezes hoje aqueles que pedem com temor, aqueles que procuram com piedade, aqueles que batem com amor. Nós te pedimos, diz-nos que sentimento te comoveu, que amor tomou conta de ti [...] quando tudo aquilo se realizou em ti, quando o Verbo tomou carne em ti. Em que estado se encontrava a tua alma, o teu coração, o teu espírito, os teus sentidos e a tua razão? 

Ardias como a sarça que foi mostrada a Moisés e não te queimavas (Ex 3,2); fundias-te em Deus, mas sem te consumires. Ardente, mergulhavas no fogo do alto, mas nesse fogo divino recuperavas forças, para continuares ardente e te fundires ainda mais nele. [...] Tornaste-te mais virgem - e mais do que virgem, porque virgem e mãe. 

Nós te saudamos, pois, ó cheia de graça, o Senhor está contigo; bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

Maria. Sem igual.


Comentário do dia: 

São Luis-Maria Grignion de Monfort (1673-1716), pregador, fundador de comunidades religiosas 
«Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima» 

«O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas»

Ao longo da sua vida, Maria deu muito pouco nas vistas. {...] A sua humildade era tão profunda que não teve na Terra interesse mais forte e mais constante do que esconder-se perante si mesma e perante toda a criatura, para só ser conhecida por Deus. [...] Deus Pai consentiu que ela não fizesse qualquer milagre durante a sua vida, pelo menos que se soubesse. [...] Deus Filho consentiu que ela quase não falasse, embora lhe tivesse comunicado a sua sabedoria. Deus Espírito Santo consentiu que os apóstolos e os evangelistas falassem muito pouco dela, apenas o necessário para dar a conhecer Jesus Cristo, embora ela tivesse sido a sua Esposa fiel. 

Maria é a excelente obra-prima do Altíssimo, da qual só Ele tem o conhecimento e a posse. [...] Maria é a fonte selada e a Esposa fiel do Espírito Santo, onde só Ele pode entrar. Maria é o santuário e o lugar do repouso da Santíssima Trindade, onde Deus está de forma mais magnífica e divina do que em qualquer outro lugar do universo, incluindo a sua morada acima dos querubins e dos serafins; e não é permitido a nenhuma criatura, por mais pura que seja, entrar nela sem um privilégio especial.  

Digo-o com todos os santos: Maria é o paraíso terrestre do novo Adão. [...] É o grande e divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência do Altíssimo, onde Ele escondeu, como em seu próprio seio, o seu Filho único e, nele, tudo o que há de mais excelente e mais precioso. Oh! quantas coisas grandes e ocultas fez o Deus poderoso nesta criatura admirável, como ela mesma se sente obrigada a dizer, apesar da sua profunda humildade: «O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas!» O mundo não as conhece porque é disso incapaz e indigno.

Humilde é aquele que se enche de DEUS


Maria está cantando, está exultando por tudo aquilo que o Senhor realiza em sua vida. Ela não está se autoengrandecendo, não está louvando a si mesma, não está olhando como se fosse mérito e grandeza dela. É o contrário, ela está reconhecendo como Nosso Deus é grande, como Ele é poderoso, bondoso, como realiza Suas promessas e cumpre Seus desígnios, como intervém em favor da nossa salvação.

Meus irmãos, precisamos saber cantar para Deus, precisamos entoar hinos de louvor para exaltar Sua grandeza. Por isso, prepararmo-nos para o Natal é fazermos do cântico de Maria o cântico de cada um de nós, é reconhecer que Deus intervém em nosso favor, que Sua grandeza se manifesta em toda criação, sobretudo essa criação maravilhosa, que é a humanidade.

Deus recria a humanidade nesse ventre fecundo, que é a Virgem Maria. Ali está um novo solo, um novo paraíso. Louvado seja, Senhor Nosso Deus, exaltado seja meu Pai amado, porque o Senhor é prodigioso, é poderoso e veio nos salvar, socorrer-nos e libertar, porque teve misericórdia e piedade de nós.

Como queremos cantar e exaltar a grandeza de Deus! Queremos soltar hinos de louvores para dizer que Nosso Deus é grandioso, poderoso e realiza maravilhas na vida dos Seus servos, na vida daqueles que se colocam a Seu serviço, a Sua disposição, e não tiram d’Ele o olhar; daqueles que acreditam na Palavra do Senhor e fazem dela o refúgio da sua vida.

O nosso Deus é aquele que derruba os soberbos dos seus tronos e exalta os humildes. Como é importante tomarmos posse disso! Toda grandeza, todo orgulho, toda pessoa soberba, vaidosa e avarenta cai por terra. Não derrubamos ninguém, mas também caímos, tropeçamos quando deixamos o orgulho tomar conta do nosso coração. Nós podemos ter certeza que a queda é certa.

O humilde não tem como cair, porque já está na terra; o humilde é aquele que só tem Deus como seu refúgio e socorro. O humilde não se deixa levar por qualquer coisa, não faz de si mesmo objeto de glórias, títulos e reconhecimentos. Humilde é aquele que não se enche de si, mas sim de Deus.

Quando o Senhor é a melhor graça da nossa alma e do nosso coração, este exulta no Senhor. Mas quando a soberba, o orgulho e o egoísmo tomam conta do nosso coração, ofendemo-nos por qualquer coisa, machucamo-nos por qualquer realidade, ficamos tristes, depressivos, deprimidos e para baixo quando somos contrariados. O humilde vive na contrariedade, e a sua alegria é fazer a vontade de Deus.

Quando a soberba toma conta de nós, nossa alma se engrandece daquilo que não traz engrandecimento verdadeiro. Deixamo-nos levar por maldades, por coisas menores e ridículas desse mundo.

Maria, aquela alma vazia de si e toda cheia de Deus, engrandeceu o nome do Senhor, porque Ele foi grande na sua vida e realizou maravilhas! Deus quer realizar e realiza maravilhas na nossa vida, desde que não façamos do orgulho e da soberba o baluarte, mas tenhamos na humildade o fio condutor da nossa vida. Bendito seja o Nosso Deus!


Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

sábado, 17 de dezembro de 2016

Oferta de Salvação

Pai Amoroso, ajuda-me a contemplar sua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. 

Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. 

Amém. 


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

[...]

Às vezes, preocupamo-nos muito com a nossa opinião, com nossa palavra e vontade. Aquele que se põe como instrumento de Deus faz-se voz d’Ele para que Sua Palavra chegue ao coração das pessoas.

João se fez humilde, dilatou seu coração, foi um homem penitente para que as pessoas não parecem nele, mas para que chegassem até Deus.

Quando nos fazemos menor, quando a humildade toma conta do nosso coração, as pessoas não param em nós, mas olham para nós e chegam até Deus por nosso intermédio.

Que sejamos para o mundo sinais vivos de que Deus está no meio de nós!


Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Vida


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Santa Luzia


Viver certo

"Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, 
e que morra como quem soube viver direito".

[Chico Xavier]

domingo, 11 de dezembro de 2016

A Fé

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”

Hebreus 11:1 NTLH

A versasse deve ser dita


A vida é um sonho, torna-o realidade


sábado, 10 de dezembro de 2016

A pratica do bem

"A repercussão da prática do bem é inimaginável... 
Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui."

[Chico Xavier]

Dai-me discernimento

Pai Amoroso, dá-me discernimento para reconhecer a condição messiânica de teu Filho JESUS, enviado para devolver a esperança ao coração da humanidade abatida pelo sofrimento.
 Amém.

Ainda que me enfraqueça


Ponha a sua vida nas mãos do Senhor!

“Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará. Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia.”
Salmos 37:5-6 

Que a sua felicidade esteja no Senhor!

4 Que a sua felicidade esteja no Senhor! 
Ele lhe dará o que o seu coração deseja. 
(Salmos 37:4)

Não internaliza pensamentos tóxicos

Não internalize os pensamentos tóxicos que os outros falam sobre você. Em vez disso, guarde o seu coração contra palavras tóxicas, e em cada oportunidade que tiver, fale palavras de vida. 

Por que você acha que temos a tendência a falar mais palavras tóxicas do que palavras de vida, mesmo quando não pretendemos isso?

[App YouVersion]

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

sábado, 3 de dezembro de 2016

Ore e agradeça

Ore e Agradeça

Agradecer é tão importante para estar apto a ouvir à voz de Deus porque como o louvor e a adoração ela também é uma coisa à qual Deus responde. É algo que Deus ama, uma coisa que aquece Seu coração. A qualquer hora que nós damos à Deus um prazer como esse, a nossa intimidade com Ele cresce - e isso nos faz ter um relacionamento melhor com Ele.

Se não somos agradecidos pelo que temos porque Ele deveria nos dar algo a mais, para murmurar? Por outro lado, quando Deus vê que nós genuinamente apreciamos e somos gratos pelas coisas grandes e pequenas, Ele se inclina para nos abençoar ainda mais. De acordo com Filipenses 4:6, tudo que pedimos à Deus deve ser precedido e acompanhado de agradecimento. Não importa sobre o que oramos, o agradecimento deve sempre caminhar junto. Um bom hábito a ser desenvolvido é começar todas as nossas orações agradecendo. Um exemplo disso pode ser: "Obrigado por tudo que o Você tem feito em minha vida. Você é incrível e eu realmente amo e aprecio Você".

Eu te encorajo à examinar sua vida, prestar atenção aos seus pensamentos e suas palavras, e ver quanta gratidão você expressa. Se você quer um desafio, tente passar um dia inteiro sem proferir uma única palavra de reclamação. Desenvolva uma atitude de gratidão em qualquer situação. Na verdade, só se torne escandalosamente grato - e veja como sua intimidade com Deus cresce e o quanto Ele derrama bençãos maiores do que nunca.

A Palavra de Deus para você hoje é: Diga palavras de agradecimento, não palavras de reclamação.

Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer. Direitos Autorais de Joyce Meyer, 2010.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

A saudade

A saudade é uma dor que fere nos dois mundos.

[Chico Xavier]

domingo, 27 de novembro de 2016

O poder da Graça é diferente

A justiça tem uma espécie racional e correta de poder.

O poder da Graça é diferente: 
não é temporal - é transformador, sobrenatural.

[Maravilhosa Graça - Philip Yancey]

O perdão tem seu próprio poder

O perdão tem o seu próprio poder extraordinário que vai além da lei e da justiça.

[Maravilhosa Graça - Philip Yancey]

Inferno tem haver com indivíduos no seu pior estado

Mas trágico é que o inferno tem haver com indivíduos
no seu pior estado. 
Ele traz a tona e reforça os traços mais feios nas pessoas. 
Os desejos serão desenfreados. 
Provocadores irão irritar-se e nunca encontraram paz. 
Ladrões irão roubar e nunca ter o suficiente.
Bêbados terão sempre desejo de beber e glutões estarão sempre exigindo mais. 
Ninguém será satisfeito. 
Lembre-se: o seu bicho não morri. (Marcos 9:48)
Como disse um escritor: 
"não só o incrédulo estará no inferno, 
  mas o inferno também estará nele."

[3:16 - Max Lucado]

Todos os caminhos levam ao céu, certo?

Todos os caminhos levam ao céu, certo?
Mas será que eles podem?
A frase de um bom tema para os programas de entrevistas, mas é preciso?
Todas as abordagens acerca de Deus estão corretas?

O islamismo diz que JESUS não foi crucificado.
Os cristãos dizem o contrário. Ambos não podem estar certos?

O judaísmo recusa a declaração de JESUS como o Messias. 
Os cristãos aceitam. Alguém está cometendo um erro?

Os budistas recorre ao nirvana, alcançado após 547 reencarnações. 
Os cristãos acreditam em uma vida, uma morte e uma eternidade nas quais podem desfrutar de DEUS. Uma visão não exclui a outra?

Os humanistas não reconhecem o criador da vida.
JESUS declara ser a fonte da vida. Um dos dois está falando algo que não faz sentido.

Os espíritas leem a palma da mão.
Os cristãos consultam a Bíblia.

Os hindus. Vem Deus plural e impessoal.
Os seguidores de CRISTO em que não há outro DEUS se, se não só. Alguém está errado.

E, o mais importante, toda religião não cristã diz: você pode salvar.
JESUS diz: minha morte na cruz salvar você.

Como todas as religiões podem levar a Deus, sendo tão diferentes?
Não toleramos esta falta de lógica em outras questões. 
Não fingimos que todos os caminhos levam a Londres ou todos os navios vão para Austrália.
Nem todos os voos pousam Roma.
[...]
Nós cremos Nele. A obra de DEUS é esta: que creiais naquele que ele enviou.
Acreditar em si mesmo? Não. Creia Nele. 
Acreditar neles? Não. Creia Nele. 
E aqueles que fizerem isso, aqueles que Nele crer não perecerão, mas terão a vida eterna. 
(João 3:6)

[3:16 - Max Lucado]

Em nenhum outro há salvação

Em nenhum outro há salvação,
porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,
dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12)

[3:16 - Max Lucado]

Ninguém, senão JESUS, "afivela você"

Você pode escorregar - de fato você irá escorregar - mas não cairá.
Daí o convite para que creia "Nele".
Não acredite em você; você não pode se salvar.
E não acredite nos outros; eles não podem salvá-lo.

[3:16 - Max Lucado]

DEUS vai Restaurar sua Alma

Por um período de tempo na minha vida, eu repreendi qualquer coisa que eu não quisesse porque eu pensava que isso deveria ser do diabo. 
Eu digo que eu repreendi até meu "repreendedor" ficar totalmente desgastado. 
Mas então eu descobri que muito do que eu estava tentando repreender vinha de DEUS. 
Muitos das coisas que eu não gostava ou queria eram coisas que Deus tinha permitido para meu crescimento e desenvolvimento. 

O escritor de Hebreus diz que nós devemos nos submeter à disciplina de DEUS. 

[...]  Durante meus anos de resistência à qualquer coisa que fosse dolorosa ou difícil, a pura verdade é que eu não cresci espiritualmente. 
Eu fiquei dando voltas e voltas ao redor das mesmas montanhas antigas (problemas). 
Finalmente, eu percebi que estava tentando evitar a dor, mas eu senti dor do mesmo jeito. 
A dor de permanecer do mesmo jeito que somos é muito pior do que a dor da mudança.

Nossa personalidade é nossa alma (mente, vontade e emoções), mas muitas vezes ela tem sido ferida por nossas experiências no mundo. 

Deus promete restaurar nossas almas se vamos cooperar com o trabalho do Espírito Santo em nós. 
Eu tinha uma alma quebrada, uma alma que não tinha paz ou alegria, mas Deus me fez sã e Ele quer fazer o mesmo com por você.

A Palavra de Deus para você hoje é: 

Abra sua mente para DEUS e peça a ELE para curar cada ferida.
Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer. 

Direitos Autorais de Joyce Meyer, 2010. Publicado por FaithWords. 


“O Senhor renova as minhas forças
e me guia por caminhos certos,
como ele mesmo prometeu.”
Salmos 23:3 

sábado, 26 de novembro de 2016

Quando uma pessoa perde a sensibilidade do coração, é terrível, porque ela já não faz mais distinção do que é certo e errado.



A Palavra de Deus, com toda sabedoria, traz a nós: “Tomai muito cuidado para que nossos corações não caiam na insensibilidade”, pois esta é, de fato, a perda do sentido, do lado sensível e tátil da vida.

Eu já vi várias pessoas que perderam a sensibilidade das mãos e do corpo, de tocar e não sentir nada, passarem pelo gelado e pelo quente e ser a mesma coisa. Mas há uma sensibilidade muito mais aguçada do que essa física: a do coração.

Quando uma pessoa perde a sensibilidade do coração, é terrível, porque ela já não faz mais distinção do que é certo e errado, perde o calor humano, o afeto humano e divino.

Temos razão e lógica, mas a nossa vida não é só isso, ela é também sensibilidade humana. Há os elementos que Jesus está nos mostrando, hoje, que vão minando a sensibilidade da nossa alma e do nosso coração. Muito cuidado, primeiro, com a gula; os alimentos são necessários para a nossa vida, nós precisamos comer e beber, mas todo excesso faz mal a nossa natureza, a nossa capacidade de visão e reflexão. A prudência em saber comer e beber é fundamental para se ter sensibilidade.

Quem vive somente em função do comer torna-se uma pessoa irracional. É próprio dos animais viver em função da caça, em função daquilo que vão buscar. Sabe, meus irmãos, isso se torna tão insensível, porque é uma realidade prática para os nossos dias, a nossa própria forma de ver o prato do alimento que comemos.

Às vezes, você,  que preparou a comida para tantas pessoas comerem, ou a cozinheira sabe que a comida dá para todos e ainda sobra, mas basta ver três gulosos comerem primeiro, encher o prato daquela forma, porque acha que somente eles têm de comer, e nem pensam nos outros. Prepararam uma carne para todos, mas o primeiro foi e colocou metade dela no seu prato. Coitados dos outros que vêm depois dele!

A gula faz a pessoa centrar-se somente nela, os outros que se virem. Não é só em casa não! Por exemplo: em um restaurante, a pessoa vê tudo arrumado, “bonitinho”, ela enche o seu prato e bagunça tudo o que está lá, porque pensa só no seu prato. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Há insensibilidade no dividir, no pensar no outro.

A mesma coisa faz em nós a tal da embriaguez. Não preciso dizer da insensatez que são as pessoas serem levadas pelo vício da bebida, o que ela faz realmente em nossa vida. A bebida causa insensibilidade, porque a pessoa perde o sentido do que é correto, perde o sentido de respeito, perde a família. Já sabemos tudo aquilo que o álcool causa no meio de nós.

As pessoas que têm preocupações de mais na vida ficam neuróticas com suas preocupações. E é realmente uma neurose preocupar-se com tudo. Há aqueles que têm preocupações até com a limpeza, preocupações com filhos.

Cuidado! Esses três elementos – gula, embriaguez e preocupações excessivas –tiram de nós o sentido reto da vida, tiram de nós a verdadeira compreensão e retidão de como ela deve ser, para que não percamos a sensibilidade, a direção do essencial, e para própria vida, no dia em que chega ao fim. Por isso, para muitos, a morte acaba sendo uma tristeza, uma desastre, porque perderam a sensibilidade da vida.


Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo 


Vigiai e orai o tempo todo


Não tomemos ao pé da letra, mas...:

Comentário do dia: 

Santo Hipólito de Roma (?-c. 235), presbítero, mártir 
A tradição apostólica 

«Vigiai e orai em todo o tempo»

Ora antes de o teu corpo repousar.

 E depois, a meio da noite, levanta-te, lava as mãos com água e ora. Se a tua mulher estiver presente, orai os dois em conjunto. Se ela ainda não for crente, retira-te para outro quarto para orares, e depois volta para a cama. 

Não sejas preguiçoso para a oração. [...] É preciso orar a esta hora porque os anciãos, de quem herdamos esta tradição, nos ensinaram que a esta hora toda a criação repousa um momento para louvar o Senhor. As estrelas, as árvores e as águas param um instante, e toda a corte de anjos louva a Deus a esta hora com as almas dos justos. É por isso que os crentes devem ter o cuidado de orar a esta hora. 

Dando igualmente testemunho disto, o Senhor disse: «À meia-noite ouviu-se um brado: "Aí vem o esposo, ide ao seu encontro!"»(Mt 25,6). E continua: «Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora» (Mt 25,13). 

Ao cantar do galo, pela manhã, quando te levantas, ora também.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Proteges como um escudo

“Mas tu, ó SENHOR me proteges como um escudo. 
TU me dás a vitória e renovas a minha coragem.”
Salmos 3:3

Que Deus nos dê sabedoria, discernimento e aplicação para sabermos distinguir os sinais do tempo, da natureza humana e divina.


É tão bom ver a sabedoria do homem do campo, sabedoria das pessoas simples que sabem distinguir os sinais dos tempos! A sabedoria da dona de casa, que olha para as nuvens e sabe se a chuva vem ou não, do plantador que sabe quando o tempo está propício ou não para plantar, para regar e colher. 

A natureza tem uma lógica, tem um fio condutor, e é nossa obrigação saber lidar com a natureza que está ao nosso lado. Saber quando terá ou não chuva, quando teremos relâmpagos e trovões. A natureza dá seus sinais.

A sabedoria humana é, justamente, saber lidar com a natureza bela na qual estamos vivendo; a sabedoria que rege essa casa onde vivemos, que é o planeta terra. Precisamos de sabedoria para lidar com a nossa natureza interior, com a nossa própria vida!

Veja, a mulher tem sabedoria, desde menina, para saber lidar com a natureza do seu corpo. Quando chega a época da menstruação, há um sinal, um significado maravilhoso para a natureza feminina! E assim os outros sinais que vamos olhando no nosso próprio corpo, na nossa própria vida. 

Primeiro, não precisamos  agredir a mãe natureza, seja a natureza que está fora, seja a que está aqui dentro de nós. Precisamos saber lidar com cada coisa, com a sabedoria necessária, porque foi por não saber lidar com a natureza, por agredi-la ou não respeitá-la, que experimentamos, em toda história, desastres enormes desse confronto do homem com a natureza. 

Com a nossa natureza humana é do mesmo jeito, temos de saber respeitar e cuidar da nossa natureza. Vai da alimentação que temos, do jeito que procedemos com a nossa vida, uma vida ociosa ou proativa. A natureza não aguenta ficar parada, estagnada, mas também não aguenta os excessos que, muitas vezes, impõe sobre ela.

Desse modo, quando a Palavra de Deus nos chama a ter um discernimento, está querendo nos levar a ter essa sabedoria. Se soubermos lidar com essa natureza de fora, com a natureza que está dentro de nós, saberemos entender também a dinâmica do Reino de Deus, que se manifesta no meio de nós. 

O Reino de Deus é dinâmico, não é estático. Nós queremos tudo pronto, queremos uma coisa comprada ali no freezer e só esquentamos, mas com Deus não é assim! Se não nos abrirmos à dinâmica da vida, não entenderemos a dinâmica do Reino de Deus no meio de nós. De quanta sabedoria carece o mundo, a nossa Igreja, a nossa fé, o nosso seguimento!

Que Deus nos dê sabedoria, discernimento e aplicação para sabermos distinguir os sinais do tempo, da natureza humana e divina, e toda natureza que nos cerca!


Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas

São Cipriano (c. 200-258), bispo de Cartago e mártir
«Os benefícios da paciência»


«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.»


O nosso Senhor e Mestre deu-nos este mandamento para nossa salvação: «Aquele que resistir até ao fim será salvo» (Mt 10,22). [...] O próprio fato de sermos cristãos é o fundamento da nossa fé e da nossa esperança. Mas, para que a esperança e a fé possam dar frutos, é necessária a paciência. Não é a glória cá de baixo que procuramos, é a glória futura. 
O apóstolo Paulo adverte-nos: «Nós fomos salvos, mas em esperança. Ver o que se espera já não é esperar; se se vê, como se pode ainda esperar? Mas nós, que esperamos o que não vemos, esperamo-lo com perseverança» (Rom 8,24-25).

Noutra passagem, Paulo dá o mesmo ensinamento aos justos que trabalham para fazer frutificar os dons de Deus, a fim de prepararem para si mesmos maiores tesouros no céu [...]: «Enquanto temos tempo, trabalhemos para o bem de todos. [...] Não nos cansemos de fazer o bem; a seu tempo virá a colheita, se não desistirmos» (Gal 6,10.9). [...] E, quando fala de caridade, Paulo junta-lhe a perseverança e a paciência: «O amor é paciente, o amor é prestável, o amor não é ciumento; não se vangloria, [...] não se irrita, não alimenta rancor [...], tudo suporta, tudo confia, tudo espera, tudo sofre» (1Cor 13,4-7). Mostra assim que o amor é capaz de perseverar até ao fim, pois sabe suportar tudo.

Por fim, diz noutra passagem: «Suportai-vos uns aos outros com amor; esforçai-vos por guardar a caridade, no mesmo Espírito, pelo vínculo da paz» (Ef 4,2-3). Desta forma, mostra que os irmãos não podem conservar a unidade nem a paz se não se encorajarem mutuamente, suportando-se, e se não conservarem o vínculo da concórdia por meio da paciência.

sábado, 19 de novembro de 2016

+ JESUS, - eu


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Anjo Miguel protegei-nos


Por que vocês me chamam

46 “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?
 (Lucas 6:46)

O TEU amor

3 O teu amor é melhor do que a própria vida, e por isso eu te louvarei. 4 
Enquanto viver, falarei da tua bondade e levantarei as mãos a ti em oração. 
(Salmos 63:3-4)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

JESUS-MEU-DEUS quer entrar em nossa morada todos os dias


Por que Nosso Senhor Jesus Cristo está chorando sobre Jerusalém? Não se trata somente de Jerusalém, a cidade, os muros, os templos, aquilo que está na composição física dela; é Jerusalém com seus habitantes, sua importância religiosa; é Jerusalém, a cidade do Rei Davi, símbolo celeste.

Jerusalém, escolhida para ser a morada de Deus entre os homens, é a cidade que despreza e não acolhe o Senhor da vida. Jerusalém é para nós símbolo de tantas realidades, pessoas e situações onde Deus se faz presente, onde a graça d’Ele atua, mas as pessoas simplesmente desprezam, menosprezam ou não reconhecem a presença amorosa do Senhor.

Jesus, que chorou sobre Jerusalém, chora também sobre nossas cidades, casas, famílias, países e situações! Isso alegra o coração, porque, assim como em Jerusalém houve pessoas de coração aberto, corações que, na verdade, acolheram a mensagem do Reino, em nossas cidades, em nossas casas, sempre há pessoas abertas, que acolhem o amor generoso de Deus por cada um de nós.

Não há nação, neste mundo, onde não haja uma alma que viva a mensagem do Evangelho. É verdade que o amor de Deus é para todos (não que todos o acolham), mas muitos poderiam e deveriam acolher, sobretudo, aqueles que têm a oportunidade de receber mais de Deus como Jerusalém teve.

Como nós recebemos esse Deus? Não deixemos que Ele chore por causa da nossa indiferença, do nosso desprezo e do nosso pouco caso com a Sua presença no meio de nós.

Choremos, meus irmãos, por tantos que podiam acolher a mensagem de Deus, mas não a acolhem. Choremos pela nossa própria vida, quando, em tantas situações, poderíamos ter acolhido melhor, aberto mais o nosso coração, mas não O reconhecemos.

“Jerusalém, tu não recolhestes no tempo em que fostes visitada!”. É o Senhor quem nos visita e se faz presente no meio de nós!

Penso que deve ser muito decepcionante irmos à casa de alguém e a pessoa nos dizer que está ocupada, não nos dar atenção, virar as costas e pedir que voltemos outra hora; perder aquele momento tão importante da sua visita.

Não deixemos que a visita de Deus passe em branco, não deixemos que o amor d’Ele, que nos visita, passe despercebido em nossa vida!


Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo 

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Repousa sobre mim, ESPÍRITO SANTO!


Continue vivendo no amor de DEUS

20 Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo ESPÍRITO SANTO. 21 
E continuem vivendo no amor de DEUS, esperando que o nosso Senhor JESUS CRISTO, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna. 
(Judas 1:20-21 NTLH)

domingo, 13 de novembro de 2016

Poderá até livra-lo da morte

“Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. 
Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.”
Provérbios 23:13-14

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Meu corpo e DEUS


As leituras de hoje, se nos deixarmos aprofundar nelas, com liberdade total ao nosso espírito; de seguir até onde ele conseguir, sem limitar seu trajeto, poderemos nos encher de alegria, felicidade, paz e fé.

Podemos pensar que somos uma partícula que saiu de Deus, um fragmento Dele pois fomos feitos à Sua imagem e semelhança. Ou seja, nossa parte divina. Podemos pensar que, ao mesmo tempo somos barro: pó, terra, que ao juntar água, Deus nos moldou e criou nosso corpo. A parte humana de nosso ser.

Deus é amor. Deus é o próprio amor. Deus é, em outras palavras, TUDO de bom; o melhor que possa existir na vida em termos de sentimentos. Como fruto desse amor resultam outros sentimentos bons, filhos do amor: alegria, paz, felicidade, otimismo, certezas de que tudo está e vai dar certo, vontade de que tudo dê certo. Tudo isso junto é a fé. 

Por aí vemos e entendemos que fé e amor, embora resultantes um do outro, são dons de Deus. São coisas que Ele nos Deus. São coisas inerentes ao Espírito que Ele nos soprou durante a nossa fecundação no útero de nossa mãe. O Espírito Santo! 

Podemos pensar que, cada porção dessas, saiu de uma grande massa e foi colocada em caixinhas, que são os nossos corpos materiais. Então, nossos corpos carregam partes de um grande tesouro. Um tesouro vivo, formado do Amor, que é Deus e todas os filhos do amor ou características que resultam na fé. Nossos corpos são Santuários pois carregam o Espírito Santo, que é o veículo do Amor e suas variantes.

São Paulo nos diz: ... "Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo e vós sois esse santuário".

Deus está em nós. Somos moradia Dele na Terra. A acomodação Dele em nós temos o livre arbítrio para deixá-Lo mais, ou menos confortável. Depende de como vivemos e o espaço que liberamos para Ele, dentro de nós, que é o Amor.

Quando Paulo fala que Deus destruirá quem destruir o Santuário, está dizendo que nós mesmos estaremos nos destruindo por completo, ao permitirmos a destruição de nosso corpo. Seja através dos vícios, da alimentação incorreta, do álcool, das drogas, do sexo como satisfação puramente carnal e descompromissada, etc. A recomposição de tudo, para juntar o Espírito Santo e suas características dentro de uma caixinha fragmentada sempre trará muito sofrimento e dor.

Se nós pecadores somos tudo de bom assim; imagine Jesus. E foi esse Santuário que  tentaram destruir ao crucificá-Lo mas não conseguiram pois Ele ressuscitou. 

Irmãos, pensemos nisso tudo. Reflitamos sobre tudo isso. Entendamos porque precisamos viver em comunidade, para podermos colocar em contato as partículas de Amor, de Deus, que cada um carrega. E assim formar um Deus grandioso convivendo conosco,  nos conduzindo, nos ajudando a buscar cada vez mais gente para trazer suas partículas. Com isso, ajudando-nos mutuamente a nos desvencilharmos das dificuldades e problemas para juntarmos logo todo esse Amor.

Senhor, que eu saiba usar o meu corpo, essa embalagem que Te carrega, embelezando-a com todo tipo de atrativo agradável aos meus irmãos. Para que eles se sentam bem ao meu lado, Te vejam em mim e queiram juntar o amor deles ao que carrego para sermos um. Para sermos Deus aqui na Terra.

Amém.

AEAD
Anunciadores do Evangelho e do 
Amor de Deus

A Minha paz

27 Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. 
Não a dou como o mundo a dá. 
Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. 
(João 14:27)

Nada por interesse

3 Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. 4 Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. (Filipenses 2:3-4)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Um abraço


Obrigado DEUS


Paciência


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Vivos ou mortos

O ser humano é estranho...
Briga com os vivos, e leva flores para os mortos;
Lança os vivos na sarjeta, e pede um "bom lugar para os mortos";
Se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem;
Fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz 

homenagens, quando este morre;
Não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao

velório do morto;
Critica, fala mal, ofende o vivo, mas o santifica quando este morre;
Não liga, não abraça, não se importam com os vivos, mas se

autoflagelam quando estes morrem...
Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua

morte, e não na sua vida.

*É bom repensarmos isto, enquanto estamos vivos*!

[atribuído ao Papa Francisco]

Procura-se a aprovação das pessoas?

10 Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? 
Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? 
Se estivesse, eu não seria servo de Cristo. (Gálatas 1:10)

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Compare a oferta de CRISTO com a de outras religiões

"Compare a oferta de CRISTO
 com as outras religiões."

[3:16 - Max Lucado]

A marca de DEUS

O ESPÍRITO é a marca de propriedade de DEUS
colocada em vocês, a qual é a garantia de que
chegará o dia em que DEUS os libertará. (Efésios 4:30)

[3:16 - Max Lucado]

Uma alma selado por DEUS está segura

Para cumprir a missão, ELE nos sela com seu ESPÍRITO. 
Tendo NELE também crido, 
fostes selados com o ESPIRITO SANTO
da promessa. (Efésios 1:13. 
Uma alma selada por DEUS está segura.

[3:16 - Max Lucado]

Expulsá-los, não podemos

Nós, pais, entendemos a decisão de DEUS. 
Quando nossos filhos tropeçam não os negamos.
Quando eles caem, não os rejeitamos. 
Podemos castigar-lhes ou repreender-lhes,
mas expulsa-los da família? Não podemos.

[3:16 - Max Lucado]

A Sabedoria e o Equilíbrio

“O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.

Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo.

A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo.”
Provérbios 14:3, 17, 29 

terça-feira, 1 de novembro de 2016

domingo, 30 de outubro de 2016

A única coisa mais difícil do que o perdão

A única coisa mais difícil do que o perdão
é não perdoar.

[Maravilhosa Graça - Philip Yancey]

A pessoa libertada quando perdoamos

A primeira e geralmente única pessoa a ser curada
pelo perdão é a pessoa que perdoa... 
Quando genuinamente perdoamos, 
libertamos um prisioneiro, e então, 
descobrimos que o prisioneiro que libertamos
éramos nós.

[Maravilhosa Graça - Philip Yancey]

Não perdoar me aprisiona ao passado

Não perdoar me aprisiona ao passado
exclui todo potencial de mudança. 
Assim, transfiro o controle para o outro, 
meu inimigo, e me condeno a sofrer as
consequências do erro.

[Maravilhosa Graça - Philip Yancey]

O perdão oferece uma saída

O perdão oferece uma saída. 
Ele não resolve todas as questões da culpa
e da justiça.

[Maravilhosa Graça - Philip Yancey]
Você não pode dar um jeito em si mesmo. 
Olhe para JESUS... E creia!

[3:16 - Max Lucado]

Nosso lugar na lista de DEUS

Perdemos muita coisa na vida,  traço,  equilíbrio, estabilidade,
e saúde. 
Perdemos empregos e chances, e perdemos no amor. 
Perdemos a juventude com o seu vigor, idealismo e sonhos.
Perdemos muita coisa, 
mas nunca perdemos nosso lugar na lista do todo aquele de DEUS.

[3:16 - Max Lucado]

DEUS aceita você seja como for

"DEUS aceita você "seja como for
 que ELE o encontrar. 
 Não é preciso se purificar ou
 subir a um lugar alto. 
 Apenas, abra os olhos. 
 A política de DEUS que diz tudo
 aquele que tem o benefício
 do "seja como for".

[3:16 - Max Lucado]

Confie que FAREI

"Cabe a você confiar. 
 Confie que FAREI o que você não pode fazer."

[3:16 - Max Lucado]

JESUS tinha algum pecado?

JESUS tinha algum pecado?
[...] 
Sim, ele tinha os meus pecados.

[3:16 - Max Lucado]

Sonhos produzem força para nos tirar do lugar


Quanto mais maduros


DEUS corrige aquele que ELE ama

“Filho, preste atenção quando o Senhor DEUS
 o castiga e não se desanime quando ele o repreende.
 Porque o SENHOR corrige quem ele ama, 
 assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.”
Provérbios 3:11-12

Como lidar com pessoas difíceis




5 maneiras como JESUS aceitava o inconveniente, e o irritante 

Como deveríamos tratar as pessoas com um caráter difícil?
Algumas pessoas podem ser complicadas de conviver simplesmente porque representam um desafio. Talvez sejam complicadas porque vivemos com elas (e a convivência próxima amplia as rivalidades). Quem sabe seja difícil porque nós somos complicados e há algo em nós que as irrita. Ou realmente são difíceis.
Seja qual for o caso, podemos aprender a aceitar os inconvenientes, as incoerências e as perturbações (da gente e dos acontecimentos) de nossa vida e vê-los não como desconforto necessário, mas sim como presentes da vida.
A escritora católica americana Heather King escreveu:
Quando estamos abertos e receptivos a tudo o que o mundo tem para nos oferecer, e o mundo inteiro nos instrui, então tudo ao nosso redor se ilumina por dentro. É então que percebemos que tudo está, ou pode estar, conectado com nossa busca da beleza e da ordem. Tudo “encaixa”: bonecas velhas, jornais em ruínas, botões descartados; as pessoas difíceis.
Conseguir enxergar pessoas difíceis de uma forma positiva pode ser pedir muito. Mas podemos começar por aprender a tratar os demais de uma forma parecida como Jesus fez.
As Escrituras nos ensinam algumas das maneiras como Jesus tratou pessoas difíceis:
1. Jesus faz perguntas
No Capítulo 2 de Lucas, pedem a Jesus que resolva uma disputa familiar e Ele basicamente responde, “Eu sou sua babá?” (eu sei, é uma tradução muito livre). É interessante destacar que Jesus faz muitasperguntas nas Escrituras. As perguntas de Jesus às vezes eram retóricas, ou desafiantes, e outras vezes ele também esperava respostas e opiniões. Ao fazer perguntas, Jesus enfatiza sua atitude aberta para com o seu interlocutor.
É curioso, mas nós não somos de fazer muitas perguntas. Damos consentimento, palestras, damos lições, observamos, interrompemos e julgamos. Mas raras vezes fazemos perguntas ao outro. Jesus, ao fazer perguntas frequentemente (creio que estava modelando o comportamento de um bom comunicador), mostra o suficiente interesse pela outra pessoa para iniciar e estimular uma conversa. Ainda mais,  quando são pessoas de difícil tratamento.
2. Jesus nunca se sente encurralado
No Capítulo 6 de Lucas, Jesus está dando um passeio de sabbat (Sábado, entre o judeus é o dia de festa dedicado ao culto divino) com seus discípulos, quando aparecem os fariseus, como se tivessem saído do nada, e o acusam de quebrar o sabbat. Jesus não se altera. Nunca se assusta com as pessoas que tentam colocar um obstáculo ou que pensam o pior Dele, porque Ele não se importa com o que os outros pensam.
Existem ocasiões em que há pessoas que nos encurralam com suas presunções e críticas e isso pode fazer-nos duvidar se a maneira que vemos é mais objetiva do que a percepção que temos de nós mesmos. É duro quando os outros nos interpretam mal ou não se esforçam em nos conhecer antes de nos julgar. Porém, tal como fazia Jesus, não temos que nos sentir definidos pelas projeções que os outros têm de nós. Nossa identidade habita em Deus e Nele devemos buscá-la, não no que as outras pessoas tentam impor.
3. Jesus sabe quando ignorar
Lembra quando Jesus irritou todos os antigos vizinhos e amigos de sua cidade natal, Nazaré? Eles ficaram tão furiosos que decidiram atirá-lo de um penhasco. Jesus, ao ver que essas pessoas não tinham razão, ignorou seu ódio, “passando pelo meio deles, seguia seu caminho” (Lucas 4).
Algumas vezes as pessoas difíceis têm acessos de raiva, falam com dureza ou abusam de nós (uma maneira muito comum é na internet, por exemplo). É hora de desligar e voltar. Jesus sabia manter sua pressão sanguínea sob controle e não desviava os olhos de seu objetivo. Claro, se temos que falar as coisas claras para alguma pessoa, uma boa discussão frente a frente pode ajudar. Mas melhor quando seguramos os ânimos.
4. Jesus não se põe na defensiva
No Capítulo 10 de Marcos, Tiago e João dizem a Jesus: “Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”. Mas Jesus é independente, de modo que os favores que os outros lhe pedem e os abusos de confiança não o ameaçam. Sabe quando dizer não ou dizer sim, e não se castiga quando não faz os outros felizes.
Em algumas ocasiões as pessoas podem pedir de nós mais do que podemos dar. Podem tentar nos convencer fazendo-nos sentir culpados e antes de percebermos estaremos satisfazendo um caprichoso ou um mandão (e mandar é um vício difícil de satisfazer!). Mas Jesus não tenta agradar as pessoas. Jesus não precisa proteger-se dos outros; a vontade de Deus é segurança suficiente. Esta é a origem da sua defesa.
5. Jesus é flexível
Em Mateus 15, uma mulher cananeia pede para Jesus curar sua filha, e Ele se recusa. Mas, em seguida, comovido pela resposta da mulher, que demostra ter uma grande fé, decide fazer a cura. Jesus se aproxima das pessoas com uma mente aberta. Permite que o Espírito Santo o guie.
Quando uma pessoa difícil se aproxima, pode passar pela nossa cabeça ‘Ótimo, vamos começar’ ou ‘Eu já sei o que vai dizer’, mas Jesus mantém uma mente aberta quando os outros se aproximam. Porque nunca se sabe.
É possível que o Espírito Santo te guie, ou guie a alguém de caráter complexo, e que atue de forma diferente, inesperada. O estar próximo dos outros nos aproxima também do Espírito Santo, que trabalha dentro de nós e das outras pessoas.

DEUS é capaz de garantir o espetáculo


A vida é curta