Coleção de textos extraídos da Bíblia, livros, pesquisa na Internet e da sabedoria de pessoas e colaboradores que agregam valor à vida. Para reflexão, pensamento, entendimento e apoio. Sempre respeitando seus autores.
sexta-feira, 31 de julho de 2015
Destino
ELE só pedia coisas nobres
O mundo abrirá caminho
porque não existe muita concorrência quando existe um compromisso apaixonado.
As escrituras incluem exemplos da reação de DEUS a falta de comprometimento.
JESUS dizia que era melhor ser quente como fogo ou frio como gelo,
porque ele lançaria fora quem fosse apenas morno. (Apocalipse 3:15)
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
Fé em DEUS e não nos homens
O SENHOR não quer que seja destruído
Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído,
mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.
quinta-feira, 30 de julho de 2015
Não ter juízo sobre meu irmão
em juiz do meu próximo e faze-me ajudar os fracos
na fé a descobrirem o caminho do Reino.
Felizes aqueles
que vivem de acordo com a lei de DEUS, o SENHOR!
Felizes os que guardam os mandamentos de DEUS e lhe obedecem de todo o coração!”
Oposição
quarta-feira, 29 de julho de 2015
ELE não perdia tempo julgando os outros
As palavras delas é que serviriam para julgá-las (Matheus 12:36).
Ele conhecia nosso senso de responsabilidade e confiava a cada um de nós nossas escolhas.
Os julgamentos atrapalham o progresso. Quando nós, como líderes julgamos os outros,
inibimos nosso próprio movimento para a frente.
Ao julgar, não estamos em sincronia com a energia que nos faz avançar.
Peguntas:
Você desperdiça sua energia julgando os outros?
O que você pode fazer para ajudar em vez de julgar?
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
ELE fazia coisas difíceis
ELE (JESUS) se concentrava em cumprir sua missão com sucesso
- e faz coisas difíceis.
JESUS recrutador de pessoas
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
As ações de JESUS
JESUS não ficou dividido quando João Batista começou a duvidar dele.
Também não se importava se César sorria ou fazia cara feia.
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
Em si próprio
O que seria necessário para que você acreditasse em si mesmo profundamente?
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
Não a arrogancia
Arrogância, porém, é insegurança, e não excesso de confiança.
JESUS nunca foi arrogante com pessoa alguma.
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
Qual sua missão?
Você conseguiria defini-la em uma ou duas frases?
Você sente que poderia contribuir de alguma forma para melhorar a vida dos outros?
Que desperdícios de energia diários o impedem de manter o foco?
Como e com que frequência você reabastece sua reserva de energia?
[JESUS, o maior líder que já existiu - Laurie Beth Jones]
A guerra dentro das pessoas
Ele disse:- A batalha é entre dois 'lobos' que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça,arrogância, pena de simesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, superioridade e ego.
O outro é Bom. É alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence?
O velho índio olhou para ele e respondeu: - Aquele que você alimenta...
DEUS é Amor
Primeira Leitura (1Jo 4,7-16)
Leitura da Primeira Carta de São João.
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.
14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
terça-feira, 28 de julho de 2015
O que DEUS preparou
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Entender a dinâmica do Reino de DEUS
Se não nos abrirmos para a dinâmica do Reino de Deus em nossa vida, os nossos olhos não contemplarão, nossos ouvidos não escutarão e o nosso coração não compreenderá tudo aquilo que ouvimos de Deus.
Que Deus quebre toda insensibilidade da nossa alma e do nosso coração para que possamos acolher as riquezas do Reino d’Ele!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Seja forte e corajoso(a)
O amor afasta o medo
Santa Maria Madalena
Hoje a Igreja celebra a memória, ou seja, a vida de santidade de uma das "Marias" que, ao lado de Nossa Senhora, estiveram nos mistérios da vida de Jesus nosso Senhor e Salvador, porém não podemos fazer a reflexão do evangelho de hoje sem antes irmos ao início da história de salvação dessa mulher tão especial para Jesus e tão exemplo de transformação e mudança de vida para nós.
Maria Madalena foi e sempre será exemplo de conversão, cura, fidelidade e amor para mim e para o mundo porque ela viu o Senhor e permitiu que Ele a enxergasse além das suas misérias, fraquezas e pecados. Ela deixou que Jesus atingisse o seu coração e a perdoasse, dizendo: "Ninguém te condenou? [...] Nem eu te condeno". E a partir desse momento, uma grande obra de conversão e mudança de vida estava começando na vida daquela mulher adúltera e que por pouco não morreu apedrejada pelos escribas e fariseus. O Senhor a retirou do fundo do poço, de um lugar onde ela não via mais saída nem esperança e lhe deu um novo sentido de viver restaurando sua alma e amando sua pequenez.
Depois de ter experimentado o imenso amor de Jesus ela foi curada e não conseguiu mais sair de perto do seu Senhor, tornando-se uma discípula fiel durante toda a paixão de Cristo, prova disto é sua presença ao lado da Virgem Santíssima aos pés da cruz da Nossa Salvação. Depois disso, e agora sim vem a parte do nosso evangelho de hoje, a presença de Maria Madalena em prantos na madruga do terceiro dia da morte de Jesus, tendo como prêmio a graça de ser a primeira a experimentar a alegria da Ressurreição de Cristo, o qual a abordou de maneira reveladora dizendo: "Maria!" e este foi reconhecido pela ovelha que conhece a voz do Pastor, pois disse Maria Madalena em hebraico: "Raboni" ela viveu o maior de todos os seus momentos ao lado do Senhor. Maria Madalena, de liberta, foi tornada libertadora, já que rapidamente anunciou aos Apóstolos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
Liberte-se você também, hoje, de todas as suas amarras e torne-se um fiel seguidor daquele que quer ser o seu Senhor!!! Corra ao encontro de Jesus, pois Ele não te condenará, pelo contrário Ele estenderá a mão ao seu encontro e lhe inflamará de amor!!!!
Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Deus abençoe vocês sempre!!!!
Rosa Camila.
Reflexões do Evangelho da Liturgia Diária
sábado, 18 de julho de 2015
Não julgue e não será julgado
Uma vida agitada
A vida de Jesus e de seus discípulos foi sempre muito agitada. De todos os lados, vinham multidões para serem curadas, não lhes sobrando tempo nem mesmo para comer. O perigo do ativismo era iminente! O ritmo frenético de atividades poderia levá-los até mesmo a não mais se darem conta do sentido daquilo que faziam e transformá-los numa espécie de máquinas de fazer milagres.
Para não cair nesta tentação, Jesus tinha momentos em que se retirava com seus apóstolos para restaurar as forças. Mas nem sempre conseguiam realizar seu intento. As multidões os precediam, tal era o desespero em que se encontravam. Esta insistência não irritava Jesus, antes, deixava-o comovido. Ele sabia em que condições se encontrava aquela gente. Era como ovelhas sem pastor, caminhando sem rumo e sem guia. Jesus não podia furtar-se de assumir seu papel de guiá-las, pois era exatamente esta a sua missão. Ele era incansável, quando se tratava de servir ao povo.
Em meio a tantas atividades, Jesus não se esquecia de que o eixo de sua ação era o serviço ao Reino de Deus. Esta consciência tornava-o imune da tentação de vanglória, impedindo-o de atribuir a si o que pertencia ao Pai. Ele se sabia servidor e, nesta condição, acolhia com carinho a quantos o procuravam para ouvir sua palavra e serem curados.
Oração
Senhor Jesus, torna-me incansável no serviço do Reino, sem, contudo, cair no ativismo, com o meu olhar sempre fixo em ti.
sexta-feira, 17 de julho de 2015
De onde vêm a sabedoria
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Inteligência a serviço das pessoas
O coração de Jesus exulta em louvor e gratidão a Deus, porque Ele é benigno, é maravilhoso e exerce Sua misericórdia sobre toda a humanidade e espalha Sua bondade por toda a face da terra. O amor do Senhor está de uma ponta à outra do universo, sem fim, por isso o o coração de Jesus exulta de alegria.
O louvor é a expressão maior da gratidão e do reconhecimento pela bondade e pela ternura do coração do Senhor Nosso Deus. Jesus hoje louva e exalta este Pai, porque a grandeza do Seu amor não é revelada aos sábios, aos entendidos, aos cientistas e aos conhecedores. Ela é revelada aos pequeninos, aos humildes e àqueles que se colocam de joelhos aos pés de Jesus para d’Ele tudo compreender e saber.
Deixe-me lhe dizer uma coisa: o mais importante não é saber ou entender tudo, porque, muitas vezes, muito conhecimento leva-nos a uma grande ignorância: ignoramos a presença de Deus no meio de nós. Quem é muito intelectual tem muita dificuldade de compreender a Deus e as coisas d’Ele.
Nós não podemos ignorar a inteligência, ela tem uma importância fundamental para o desenvolvimento da ciência, para o avanço das tecnologias e para a melhor compreensão dos relacionamentos humanos. É muito importante estudar, investigar, avançar e conhecer tudo o que nos cerca; mas tudo isso deve ser feito com submissão a Deus e à Sua vontade.
O conhecimento se torna sabedoria divina, que nos toca e ilumina a inteligência humana, por isso o mais importante não é a ciência; esta deve estar a serviço da vida e da humanidade, por isso ela [ciência] deve ser submissa ao Senhor da vida e da humanidade.
Deste modo muitas pessoas pequenas, sem estudo, sem grandes formações, mas com muita simplicidade tocam na graça de Deus e Ele lhes revela grandes coisas porque são dóceis, submissas e se fazem pequenas diante d’Ele.
Rebaixemos todo sentimento de grandeza e todo orgulho que, muitas vezes, tomam conta do nosso coração para sermos submissos a Deus! Ele ilumina a nossa inteligência, o nosso conhecimento e a nossa sabedoria. E a verdadeira ciência é saber conhecer a grandeza do amor de Deus e aplicá-la no dia a dia de nossa vida!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
Disposição e ânimo
Como entender os Planos de DEUS
terça-feira, 14 de julho de 2015
Coisas simples
Um fato admirável
A ação taumatúrgica de Jesus deixava as multidões estupefatas. Na opinião delas, jamais havia acontecido algo semelhante em Israel. Esta sensibilidade diante dos milagres de Jesus predispunha as pessoas a acolhê-lo na fé, e a aceitar tornar-se discípulo dele.
Onde se situava a admirabilidade dos milagres de Jesus? Quais eram suas peculiaridades? Ele agia com um poder vindo diretamente de Deus. Não pretendia chamar a atenção sobre si mesmo. Curava os doentes e expulsava os demônios por força de sua palavra cheia de autoridade, sem recorrer a gestos ou palavras mágicas. Seus milagres não eram feitos para agradar ou captar a benevolência de ninguém. Tudo se passava no âmbito de uma fé profunda. Evitava qualquer tipo de exibicionismo de poder, que transformaria seus milagres em verdadeiros shows. Os milagres de Jesus correspondiam às esperanças messiânicas, que atribuíam ao Messias o poder de realizar prodígios reveladores de sua identidade. Por fim, correspondiam, também, aos anseios humanos de vida, saúde e libertação.
Mesmo assim, os milagres não chegavam a convencer a quem estivesse fechado para Jesus. É por isso que os fariseus não hesitavam em atribui-los a um poder recebido do príncipe dos demônios.
Espírito de admiração, ao contemplar os milagres de Jesus, tenha eu sensibilidade para descobrir neles o poder divino atuando em favor da humanidade carente de vida.
Não deixe que me acomode
O Milagre e a Graça da Conversão
Todos nós ansiamos por milagres, e os milagres de Deus estão por toda a parte. A vida é o maior milagre, viver é uma graça sublime, contemplar a criação de Deus, a beleza e o esplendor do universo é um milagre supremo. Ver as vitórias de Deus acontecendo no meio de nós e as graças que nós alcançamos são provas enormes da ação amorosa do Senhor no meio de nós.
No entanto, deixe-me lhe dizer uma coisa: não se conforme com os milagres, não ache tudo muito comum, tudo muito normal. É tão belo poder a cada dia contemplar o pôr do sol, mas lembre-se de que este pôr do sol ou este nascer do sol é único, é o milagre do universo que acontece a cada dia. É tão bom contemplar a nossa respiração e ver o que somos, como nos movemos e onde nós estamos.
Estamos, realmente, no meio de muitos milagres de Deus. É claro que existem milagres extraordinários, curas milagrosas e pessoas que alcançaram esta ou aquela graça, mas os milagres de Deus estão por toda a parte. E nós não precisamos apelar para viver só de milagres, porque o maior milagre que pode acontecer é a nossa conversão!
Os grandes milagres da vida são as pessoas convertidas a Deus. Quando olhamos para a vida de São Paulo, de Santo Agostinho, de Francisco de Assis, dizemos que eles são milagres! Eles eram verdadeiros espinhos que se transformaram em flores para o Reino de Deus.
E nós? Já permitimos o milagre de Deus acontecer em nossa vida? Muitos, na época de Jesus, escutaram Sua Palavra, Seus ensinamentos e se admiraram com as graças e os milagres, mas não se converteram a Ele. Talvez nós corramos esse sério risco de ver o Reino de Deus acontecer entre nós e não permitir o grande milagre se realizar em nós.
Por essa razão, Jesus, hoje, nos adverte sobre esse risco e censura aquelas cidades que foram agraciadas com tantas graças do Senhor e não se converteram. Por favor, meus irmãos e minhas irmãs, não nos acostumemos e não permitamos que a nossa fé dependa de milagres, pois o grande milagre a ser alcançado é a nossa conversão e a nossa mudança de vida! Não sejamos espectadores que os assistem, que os veem, mas não tocam nem se permitem ser tocados por essa graça.
Que a graça, que vem do coração de Deus, realize o grande milagre da conversão no nosso coração!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
Alegria e oração
Perdoem uns aos outros
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Espírito de DEUS traz vida
terça-feira, 7 de julho de 2015
Oração a JESUS crucificado
Corpo de CRISTO, salvai-me.
Sangue de CRISTO, inebriai-me.
Água do lado de CRISTO, lavai-me.
Paixão de CRISTO, confortai-me.
Ó bom JESUS, ouvi-me.
Dentro de Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir a Vós,
para que, com vossos santos, Vos louve por todos os séculos
dos séculos.
Amém!"