quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A verdade e o bem

"[...] Com muito amor, com muita inteligência e sabedoria conseguimos passar as verdades sem criar barreiras. Sem que sejamos eliminados do ambiente em que  estamos atuando. E no final, se depois de tudo formos eliminados, teremos a certeza de que estamos sendo afastados do mal, não pelo mal, mas por Deus que sabe a hora de nos tirar de lá e deixa que o mal pense que foi ele que nos afastou,  para que ele se destrua sozinho.

Deus nos abençoe, nos dê sabedoria, paciência e amor, para trabalharmos para Ele de maneira eficaz.

Amém."

AEAD

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Na Eucaristia

"É na Eucaristia que encontramos a força para nos mantermos fiéis a Cristo, firmes no seguimento do Evangelho e dispostos a nos sacrificarmos no serviço a Ele!
No Santíssimo Sacramento, Jesus é nosso refúgio e nossa segurança, nossa paz, nosso caminho, nossa vida e nossa verdade.
Reconhecendo Jesus na Eucaristia, precisamos também reconhecê-lo entre nós".

O poder do ESPÍRITO SANTO

Gostaria de dizer que sou muito grato por ter você em minha vida.
Minha oração é para que você tenha um dia abençoado.
Garanta que irá Orar, e ore acreditando que DEUS responderá.
Que hoje se realize tudo o que você quer.
Que a paz de DEUS e o frescor do ESPÍRITO SANTO
estejam em seus pensamentos, domine a noite em seus sonhos
e haja sobre todos os seus medos.
Que JESUS se manifeste de uma maneira jamais
experimentada por você.
Que seus desejos sejam atendidos, inclusive seus sonhos
mais íntimos e suas orações sejam respondidas.
Minha oração é para que você tenha FÉ.
Minha oração é para que seus espaços sejam aumentados.
Minha oração é pela paz, cura, saúde, felicidade, prosperidade,
alegria e um verdadeiro e eterno amor a DEUS.

O que o julgamento nos faz

"[...]Essa prática, do julgamento, nos coloca em posição de soberba. O reconhecimento de nossa pequenez, a preocupação com o nosso interior nos coloca em posição de humildade. E quando conseguimos enxergar como falhamos com facilidade, começamos a buscar em Deus a força para não falhar. Nessa busca, encontramos o caminho: Jesus. E por aí, através do Espirito Santo, começamos a ficar dependentes da Eucaristia e a entender porque Jesus fala que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A Verdade nos faz viver a Vida. De forma liberta, sem pesos, sem incômodos, sem precisar ficar se justificando de nada, inclusive libertos dos julgamentos que fazem de nós. Ao contrário, entendendo esse ato pequeno dos outros, ajudando-nos a rezar por eles e a ajudá-los.

Deus nos ajude a sermos pequenos para os homens e grandes para Ele!

Amém.

AEAD

A Graça tem de ser recebida

"Nas palavras de C.S.Lewis: 'Agostinho diz: 
 DEUS dá onde ELE encontra mãos vazias'
 Um homem cujas mãos estão cheias de pacotes
 não pode receber um presente.
 A Graça, em outras palavras, tem de ser recebida".

 [Maravilhosa Graça de Philip Yancey]

A Graça não tem limites

"Quando alguém perguntou ao teólogo Kai Barth o que diria a Adolf Hitler, ele respondeu:
 'JESUS CRISTO morreu pelos seus pecados'.
 Pelos pecados de Hitler? De Judas?
 A Graça não tem limites?

 [Maravilhosa Graça de Philip Yancey]

domingo, 25 de agosto de 2013

Os recursos dos Apóstolos

"Que cultura tinham eles?
 De que meios podiam dispor?
 Apenas confiaram na palavra do MESTRE;
 e, apoiados nessa confiança, realizaram a missão recebida.
 Temos que usar, sim, dos meios humanos;
 mas a nossa força deverá repousar n´AQUELE que nos enviou.

Confiar no PAI

"Tanto mais poderemos realizar,
 quanto mais confiamos na força do PAI;
 e isto os primeiros apóstolos já nos ensinaram".

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Livre Arbítrio, uma visão para refletir

Temos cravados em nossos conceitos de justiça, regras que são difíceis de apagarmos de nossas mentes.

É que são regras vistas com os olhos e com a razão. Sem nem um pouco de emoção, de coração. E DEUS vê o coração, em primeiro lugar. As intenções do coração. 

Mesmo dentro da Igreja, muitas vezes não aceitamos a visão de CRISTO ou de DEUS, quando irmãos novos, que acabaram de chegar, "passam na nossa frente". Não aceitamos que, dentro das missões de cada um, das tarefas que DEUS nos passa; num trabalho de equipe, cabe a cada um tarefas em etapas diferentes para que, juntando todas as etapas, o trabalho seja feito.

E JESUS fala de novo que os últimos serão os primeiros e vice-versa. Segundo a Sua Justiça e não a nossa. E é muito legal quando ELE pergunta: e por acaso não posso fazer com as minhas coisas, o que eu quiser fazer com elas?

Temos o livre arbítrio respeitado por ELE. Mesmo para ser contra ELE. E isso é fantástico. Somos capazes de pensar assim em relação às outras pessoas? Damos liberdade aos que nos cercam, aos nossos próximos, de pensarem e agirem como quiserem ou queremos impor as nossas coisas, as nossas lógicas, a nossa "justiça"?

Por tudo isso, louvemos a DEUS! Agradeçamos a ELE por as coisas não seguirem os nossos padrões. Se não, já saberíamos de antemão, os salvos e os condenados. Os homens fazem isso o tempo todo: julgam, classificam, condenam as pessoas, segundo seus critérios e lógicas de justiça.

DEUS nos abençoe hoje, em nossas caminhadas! Amém.

Que DEUS nos abra os olhos e a mente

No Evangelho, muito prático, JESUS fala do rico que não vai entrar no Reino dos Céus. O pior é que, muitos de nós, quando ouvem essa fala, nunca se encaixam nela.
Mas quantos de nós somos ricos assim! 
E quantos de nós nos orgulhamos de ser ricos assim! 
ELE não fala de dinheiro não, gente. 
ELE fala de gente que se acha superior. Que se coloca numa Classe Superior de gente. Numa elite de conhecimento, de posses; que se acha num pedestal, que se acha diferenciada. Que não se rebaixa, não tem uma humildade verdadeira.

Essas pessoas se condenam. Elas nem conseguem enxergar isso. São superiores... 

Os discípulos, entendendo a gravidade da fala, perguntam: "mas então, quem pode ser salvo?" JESUS responde : "Aos homens isso é impossível". Pedro fica preocupado, se não estariam então "perdendo tempo"; largaram tudo para seguir JESUS, atraídos por um encantamento de Sua luz, uma visão muito diferente de tudo que já tinham visto e aprendido. E isso não serviria para suas salvações? 

JESUS explica o "fim do mundo" de uma outra forma: de como os primeiros (os "ricos" citados acima) serão os últimos. E os últimos de agora (colocados no fim da fila hoje, pelos "ricos", serão os primeiros). 
Explica que a preferência, ou prioridade será dada aos que deixaram mãe, pai, filhos, irmãos, irmãs, casa,  negócios, por causa de JESUS. 
Isso não significa deixar de verdade, se afastar, não. Mas significa, como na questão de "nascer de novo", não se deixar influenciar pelas coisas velhas do mundo. Não ficar amarrado a velhas regras ditadas de geração em geração, que nos plantam, nos amarraram e não nos deixam livres para seguir. 
Ficarmos nos submetendo a princípios que nos deixam marcando passo. 
Inclusive de queremos ser "ricos", nos espelhando neles, para escolhermos certo.
Sermos libertos dessas coisas ultrapassadas que nos trazem felicidades artificiais, criadas pelo homem. 
Recomendadas pelo homem. Deixemos  a César o que é de César.

DEUS nos abençoe. Amém.


AEAD

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Reino é dom gratuito

1 «De fato, o Reino do Céu é como um patrão, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3 Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo. Viu outros que estavam desocupados na praça, 4 e lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha. Eu lhes pagarei o que for justo’. 5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6 Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados?’ 7 Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha’. 8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chame os trabalhadores, e pague uma diária a todos. Comece pelos últimos, e termine pelos primeiros’. 9 Chegaram aqueles que tinham sido contratados pelas cinco da tarde, e cada um recebeu uma moeda de prata. 10 Em seguida chegaram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. No entanto, cada um deles recebeu também uma moeda de prata. 11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 ‘Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor do dia inteiro!’ 13 E o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos uma moeda de prata? 14 Tome o que é seu, e volte para casa. Eu quero dar também a esse, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. 15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que eu quero com aquilo que me pertence? Ou você está com ciúme porque estou sendo generoso?’ 16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.»
Mt 20,1-16 

Reflexão - Mt 20, 1-16 - CNBB
Nós estamos acostumados com a forma de justiça que foi estabelecida pelos homens e, por causa disso, encontramos dificuldades para compreender a justiça divina, principalmente porque os principais critérios da justiça dos homens são a diferença entre as pessoas e a troca entre os valores enquanto que os principais critérios da justiça divina são a igualdade entre as pessoas e a gratuidade dos valores. Isso nos mostra que a lógica divina é totalmente diferente da lógica dos homens e que nós vivemos reivindicado valores que, na verdade, são valores humanos e que não nos conduzem a Deus.Também nos mostra o quanto todos nós somos comprometidos com os valores humanos e deixamos de lado os valores do Reino.

Um patrão diferente
São Pio X, papa e confessor
Juízes 9, 6-15; Mateus 20, 1-16

Bota Fé no seu dia a dia

Bota Fé no seu dia a dia!
Você pode melhorar seu ambiente.
Partilhe sua Fé, convide seus melhores amigos para participarem com você das celebrações dominicais".
[J.Marques]


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ao proclamar a Fé

"Dai-nos proclamar nossa fé
 não somente em palavras
 mas também na verdade de nossas ações,
 para que mereçamos entrar no reino dos céus".

Amar ao irmão

"Amando-nos uns aos outros, como JESUS nos amou,
 teremos um novo céu e uma nova terra.
 Essa é a proposta de DEUS para nós. 
 Deixemos que a vitória do ressuscitado nos renove
 nosso coração, nossa mente, nossa vida.

 Que através de nosso dinamismo missionário o mundo 
 glorifique o PAI e os homens possam reconhecer que 
 somos todos os irmãos: discípulos de JESUS CRISTO!"

PAI nosso escutai-nos

"PAI nosso escutai-nos:

 Para que o ESPÍRITO SANTO nos ilumine e nos ajude a
 discernir e rejeitar tudo o que é nocivo e pode nos fazer desviar
 da fé verdadeira;
  
 Para que a juventude aceite com coração generoso os valores 
 do Evangelho e siga o chamado de CRISTO JESUS;

 Para que a comunidade e cada fiel vivam o autêntico valor 
 religioso e fraterno do domingo, dia do SENHOR!"


Os Profetas dão testemunho

"Todos os profetas dão testemunho dele:
  'Todo aquele que crê em JESUS recebe,
   em seu nome, o perdão dos pecados'"

Guiai-nos PAI

"PAI, dai-nos vida pura, guiai-nos para a luz,
 e um dia, ao vosso lado, possamos ver JESUS.
 Louvor a DEUS Pai,
 ao FILHO, sumo bem,
 com seu DIVINO ESPÍRITO agora e sempre.
 Amém!"

Progredir no conhecimento de JESUS

"Concedei-nos o DEUS onipotente, que ao longo de nossa vida,
 possamos progredir no conhecimento de JESUS CRISTO
 e corresponder ao seu amor por uma vida santa"

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Visão da Glória do SENHOR, conforme Ezequiel

"Tive então uma visão: soprava do lado norte um vento impetuoso, uma espessa nuvem com um feixe de fogo resplandecente, e, no centro, saído do meio do fogo, algo que possuía um brilho vermelho.
Distinguia-se no centro a imagem de quatro seres que aparentavam possuir forma humana.
Eu escutava, quando eles caminhavam, o ruído de suas asas, semelhante ao barulho das grandes águas, à voz do Onipotente, um vozerio igual ao de um campo (de batalha).
Quando paravam, abaixavam as asas, e fazia-se um ruído acima da abóbada que ficava sobre as cabeças.
Acima dessa abóbada havia uma espécie de trono, semelhante a uma pedra de safira; e, bem no alto dessa espécie de trono, uma silhueta humana.
Vi que ela possuía um fulgor vermelho, como se houvesse sido banhada no fogo, desde o que parecia ser a sua cintura, para cima; enquanto que, para baixo, vi algo como fogo que esparzia clarões por todos os lados.
Como o arco-íris que aparece nas nuvens em dias de chuva, assim era o resplendor que a envolvia. 
Era esta visão a imagem da glória do Senhor."

[Ez:-45; Ez:1,24-28]

Oração a Imaculada Conceição

"Ó Maria, Senhora do mundo, a nenhum pecador desamparais nem desprezais.
 Olhai-me com piedade e alcançai-me de vosso amado FILHO o perdão dos pecados,
 bem como, a mais autêntica alegria pela vida, para que eu, que agora venero com devoção
 vossa Santa Imaculada Conceição, possa saborear desde já as bem aventuranças
 por mercê de vosso bendito filho, JESUS CRISTO, nosso SENHOR,
 que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina para sempre.
 Amém!"

Oração ao Imaculado Coração de Maria

"Imaculado Coração de Maria, neste mês consagrado ao Coração de JESUS,
 venho recorrer à sua misericórdia.
 Fazei que não o tema, mas creia em sua bondade que caminha comigo e compreende meus problemas.
 Apresentai-lhe, portanto, meu coração arrependido e obtende, por seu intermédio,
 a Graça de ter um coração compassivo, compreensivo e amoroso para com os irmãos.
 Peço também... (formula-se o pedido)
 Fazei que o Coração de JESUS, cujo o amor chegou até o sacrifício da cruz,
 sirva-me de modelo nas lutas e nas dificuldades da vida.

 Ave Maria, cheia de graça, o SENHOR é convosco, bendita sois vós entre as mulheres,
 e bendito é o fruto do vosso ventre, JESUS.
 Santa Maria, mãe de DEUS, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.
 Amém!"

Oração a Nossa Senhora do Trabalho

"Salve Virgem Maria, nossa querida mãe padroeira!
 Como filhos, nos dirigimos a Vós com toda a confiança, implorando a vossa benção,
 de modo especial pelos nossos trabalhadores, por todos aqueles que labutam no dia-a-dia
 para conseguir o sustento da própria família.
 Concedei-nos, nós vos pedidos, que este labor seja dignificante, de modo a favorecer vossos filhos.
 Que haja muita consciência da nobreza do trabalho e que nenhum de nossos irmãos seja
 explorado pela ganância de riquezas.
 Abençoai, ó Virgem do trabalho, nossa comunidade, nossas famílias e a cada um de nós.
 Intercedei, junto ao Vosso Filho JESUS, concedendo-nos a graça que vos pedimos (fazer o pedido).
 Assim seja!"

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quem tem fé sabe do que DEUS é capaz

Quem tem fé é submisso. 
Sabe submeter-se a DEUS. 
E sabe também do que DEUS é capaz.

Muitos ficavam admirados com a sabedoria de JESUS com seus milagres. 
Mas ao mesmo tempo, ficavam incrédulos e diminuíam e até O desprezavam, porque diziam: “Veja bem, ele não é um carpinteiro? Seus parentes não estão em nosso meio? De onde vem, então, toda essa sabedoria?” 
E, na verdade, eles ficavam escandalizados, ou seja, eles não reconheciam de onde vinha a verdadeira sabedoria do SENHOR. Por isso, JESUS ali foi desprezado.
A sua ação não foi recebida. 
Então, entre os parentes e conhecidos de JESUS, ELE não pôde realizar muitos milagres… A graça de DEUS não atuou naquele lugar por causa da incredulidade.
Deixa eu dizer isso a você também: nós até podemos conhecer a grandeza do amor de DEUS, do SEU poder, e dizer: “Oh, que maravilha! DEUS faz!” e assim por diante, mas quando nós somos incrédulos, ou seja, colocamos “mais fé” que tudo pode ser humanamente resolvido, mas não temos confiança na ação e no poder de DEUS, nós não experimentamos a Sua ação em nosso meio.
Claro, nós não podemos ter aquela fé ingênua ou aquela fé que, muitas vezes, não é uma fé autêntica no SENHOR mas, às vezes, uma fé manifestada de uma forma muito fanática, exagerada… Não! 
É preciso ter essa fé que vem da confiança, da certeza de nunca duvidar daquilo de que DEUS é capaz, do que ELE pode realizar no meio de nós.
Quem tem fé é submisso. Sabe submeter-se a DEUS.
Sabe colocar-se debaixo das Suas mãos, do Seu cuidado e proteção. E sabe também do que Deus é capaz.
Quem tem fé não duvida de DEUS e também não coloca o SENHOR à prova,
exigindo que ELE faça isso ou aquilo para satisfazer as próprias necessidades. 
Quem tem fé é como uma criança que se coloca nos braços do seu pai e sabe que seu pai tudo pode por ela.
SENHOR, eu creio, mas aumentai a minha fé!

[Pe. Roger Araújo via Web]

Novos começos

"A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio
  sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar."
   [Contribuição LMC]



Proporção do meu amor a DEUS

"Eu realmente só amo a DEUS na proporção em que amo a pessoa que menos amo".

[Dorothy Day]

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Diálogo com DEUS

[...] ELE (DEUS) sabe das nossas necessidades, mas quer que peçamos. Quer manter um diálogo, quer que conversemos com ELE.. Afinal, ELE está sempre do nosso lado, caminhando; onde vamos, ELE vai junto. E não damos bola? Não puxamos assunto, não trocamos idéias? Só porque nossos problemas, nossas preocupações, são maiores que nossa amizade? Como pode?
Pense nisso. E que ELE abençoe nosso dia.
Amém.
AEAD