Coleção de textos extraídos da Bíblia, livros, pesquisa na Internet e da sabedoria de pessoas e colaboradores que agregam valor à vida. Para reflexão, pensamento, entendimento e apoio. Sempre respeitando seus autores.
sábado, 31 de dezembro de 2016
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
Somos responsáveis
e pelo bem que deixarmos de fazer."
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
O Espírito Santo suscita a nova criação em Maria
Santo Amadeu de Lausana (1108-1159), monge cisterciense, bispo
3.ª homilia mariana
A outros santos, Ele veio, e a outros virá; mas a ti sobrevirá. [...] Sobrevirá pela fecundidade, pela abundância, pela plenitude da sua efusão em todo o teu ser. E, quando te tiver preenchido, continuará em ti, planando sobre as tuas águas para fazer em ti uma obra melhor e mais admirável que quando, sobrevoando as águas no começo, fez evoluir a matéria criada até esta assumir as suas múltiplas formas (Gn 1,2).
«E a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra»: Cristo, força e sabedoria de Deus, tomar-te-á sob a sua sombra, tomando de ti a natureza humana, e, mantendo a plenitude de Deus que tu não podias dar-Lhe, vai assumir a nossa carne. Ele vai tomar-te sob a sua sombra porque a humanidade que será tomada pelo Verbo será um filtro para a luz inacessível de Deus; e essa luz, matizada pelo filtro, penetrará nas tuas entranhas castíssimas. [...]
Pedimos-te, pois, Soberana e digníssima Mãe de Deus, que não desprezes hoje aqueles que pedem com temor, aqueles que procuram com piedade, aqueles que batem com amor. Nós te pedimos, diz-nos que sentimento te comoveu, que amor tomou conta de ti [...] quando tudo aquilo se realizou em ti, quando o Verbo tomou carne em ti. Em que estado se encontrava a tua alma, o teu coração, o teu espírito, os teus sentidos e a tua razão?
Ardias como a sarça que foi mostrada a Moisés e não te queimavas (Ex 3,2); fundias-te em Deus, mas sem te consumires. Ardente, mergulhavas no fogo do alto, mas nesse fogo divino recuperavas forças, para continuares ardente e te fundires ainda mais nele. [...] Tornaste-te mais virgem - e mais do que virgem, porque virgem e mãe.
Nós te saudamos, pois, ó cheia de graça, o Senhor está contigo; bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
Maria. Sem igual.
São Luis-Maria Grignion de Monfort (1673-1716), pregador, fundador de comunidades religiosas
«Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima»
Ao longo da sua vida, Maria deu muito pouco nas vistas. {...] A sua humildade era tão profunda que não teve na Terra interesse mais forte e mais constante do que esconder-se perante si mesma e perante toda a criatura, para só ser conhecida por Deus. [...] Deus Pai consentiu que ela não fizesse qualquer milagre durante a sua vida, pelo menos que se soubesse. [...] Deus Filho consentiu que ela quase não falasse, embora lhe tivesse comunicado a sua sabedoria. Deus Espírito Santo consentiu que os apóstolos e os evangelistas falassem muito pouco dela, apenas o necessário para dar a conhecer Jesus Cristo, embora ela tivesse sido a sua Esposa fiel.
Maria é a excelente obra-prima do Altíssimo, da qual só Ele tem o conhecimento e a posse. [...] Maria é a fonte selada e a Esposa fiel do Espírito Santo, onde só Ele pode entrar. Maria é o santuário e o lugar do repouso da Santíssima Trindade, onde Deus está de forma mais magnífica e divina do que em qualquer outro lugar do universo, incluindo a sua morada acima dos querubins e dos serafins; e não é permitido a nenhuma criatura, por mais pura que seja, entrar nela sem um privilégio especial.
Digo-o com todos os santos: Maria é o paraíso terrestre do novo Adão. [...] É o grande e divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência do Altíssimo, onde Ele escondeu, como em seu próprio seio, o seu Filho único e, nele, tudo o que há de mais excelente e mais precioso. Oh! quantas coisas grandes e ocultas fez o Deus poderoso nesta criatura admirável, como ela mesma se sente obrigada a dizer, apesar da sua profunda humildade: «O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas!» O mundo não as conhece porque é disso incapaz e indigno.
Humilde é aquele que se enche de DEUS
Maria está cantando, está exultando por tudo aquilo que o Senhor realiza em sua vida. Ela não está se autoengrandecendo, não está louvando a si mesma, não está olhando como se fosse mérito e grandeza dela. É o contrário, ela está reconhecendo como Nosso Deus é grande, como Ele é poderoso, bondoso, como realiza Suas promessas e cumpre Seus desígnios, como intervém em favor da nossa salvação.
Meus irmãos, precisamos saber cantar para Deus, precisamos entoar hinos de louvor para exaltar Sua grandeza. Por isso, prepararmo-nos para o Natal é fazermos do cântico de Maria o cântico de cada um de nós, é reconhecer que Deus intervém em nosso favor, que Sua grandeza se manifesta em toda criação, sobretudo essa criação maravilhosa, que é a humanidade.
Deus recria a humanidade nesse ventre fecundo, que é a Virgem Maria. Ali está um novo solo, um novo paraíso. Louvado seja, Senhor Nosso Deus, exaltado seja meu Pai amado, porque o Senhor é prodigioso, é poderoso e veio nos salvar, socorrer-nos e libertar, porque teve misericórdia e piedade de nós.
Como queremos cantar e exaltar a grandeza de Deus! Queremos soltar hinos de louvores para dizer que Nosso Deus é grandioso, poderoso e realiza maravilhas na vida dos Seus servos, na vida daqueles que se colocam a Seu serviço, a Sua disposição, e não tiram d’Ele o olhar; daqueles que acreditam na Palavra do Senhor e fazem dela o refúgio da sua vida.
O nosso Deus é aquele que derruba os soberbos dos seus tronos e exalta os humildes. Como é importante tomarmos posse disso! Toda grandeza, todo orgulho, toda pessoa soberba, vaidosa e avarenta cai por terra. Não derrubamos ninguém, mas também caímos, tropeçamos quando deixamos o orgulho tomar conta do nosso coração. Nós podemos ter certeza que a queda é certa.
O humilde não tem como cair, porque já está na terra; o humilde é aquele que só tem Deus como seu refúgio e socorro. O humilde não se deixa levar por qualquer coisa, não faz de si mesmo objeto de glórias, títulos e reconhecimentos. Humilde é aquele que não se enche de si, mas sim de Deus.
Quando o Senhor é a melhor graça da nossa alma e do nosso coração, este exulta no Senhor. Mas quando a soberba, o orgulho e o egoísmo tomam conta do nosso coração, ofendemo-nos por qualquer coisa, machucamo-nos por qualquer realidade, ficamos tristes, depressivos, deprimidos e para baixo quando somos contrariados. O humilde vive na contrariedade, e a sua alegria é fazer a vontade de Deus.
Quando a soberba toma conta de nós, nossa alma se engrandece daquilo que não traz engrandecimento verdadeiro. Deixamo-nos levar por maldades, por coisas menores e ridículas desse mundo.
Maria, aquela alma vazia de si e toda cheia de Deus, engrandeceu o nome do Senhor, porque Ele foi grande na sua vida e realizou maravilhas! Deus quer realizar e realiza maravilhas na nossa vida, desde que não façamos do orgulho e da soberba o baluarte, mas tenhamos na humildade o fio condutor da nossa vida. Bendito seja o Nosso Deus!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
sábado, 17 de dezembro de 2016
Oferta de Salvação
Pai Amoroso, ajuda-me a contemplar sua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus.
Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.
Amém.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Às vezes, preocupamo-nos muito com a nossa opinião, com nossa palavra e vontade. Aquele que se põe como instrumento de Deus faz-se voz d’Ele para que Sua Palavra chegue ao coração das pessoas.
João se fez humilde, dilatou seu coração, foi um homem penitente para que as pessoas não parecem nele, mas para que chegassem até Deus.
Quando nos fazemos menor, quando a humildade toma conta do nosso coração, as pessoas não param em nós, mas olham para nós e chegam até Deus por nosso intermédio.
Que sejamos para o mundo sinais vivos de que Deus está no meio de nós!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Viver certo
domingo, 11 de dezembro de 2016
sábado, 10 de dezembro de 2016
A pratica do bem
Dai-me discernimento
Ponha a sua vida nas mãos do Senhor!
Que a sua felicidade esteja no Senhor!
Não internaliza pensamentos tóxicos
Por que você acha que temos a tendência a falar mais palavras tóxicas do que palavras de vida, mesmo quando não pretendemos isso?
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
sábado, 3 de dezembro de 2016
Ore e agradeça
Agradecer é tão importante para estar apto a ouvir à voz de Deus porque como o louvor e a adoração ela também é uma coisa à qual Deus responde. É algo que Deus ama, uma coisa que aquece Seu coração. A qualquer hora que nós damos à Deus um prazer como esse, a nossa intimidade com Ele cresce - e isso nos faz ter um relacionamento melhor com Ele.
Se não somos agradecidos pelo que temos porque Ele deveria nos dar algo a mais, para murmurar? Por outro lado, quando Deus vê que nós genuinamente apreciamos e somos gratos pelas coisas grandes e pequenas, Ele se inclina para nos abençoar ainda mais. De acordo com Filipenses 4:6, tudo que pedimos à Deus deve ser precedido e acompanhado de agradecimento. Não importa sobre o que oramos, o agradecimento deve sempre caminhar junto. Um bom hábito a ser desenvolvido é começar todas as nossas orações agradecendo. Um exemplo disso pode ser: "Obrigado por tudo que o Você tem feito em minha vida. Você é incrível e eu realmente amo e aprecio Você".
Eu te encorajo à examinar sua vida, prestar atenção aos seus pensamentos e suas palavras, e ver quanta gratidão você expressa. Se você quer um desafio, tente passar um dia inteiro sem proferir uma única palavra de reclamação. Desenvolva uma atitude de gratidão em qualquer situação. Na verdade, só se torne escandalosamente grato - e veja como sua intimidade com Deus cresce e o quanto Ele derrama bençãos maiores do que nunca.
A Palavra de Deus para você hoje é: Diga palavras de agradecimento, não palavras de reclamação.
Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer. Direitos Autorais de Joyce Meyer, 2010.