segunda-feira, 29 de setembro de 2014

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.
São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”.Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)
São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

Os Anjos


São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
11º Sermão sobre o Salmo 90 «Qui habitat» 6, 10-11

Os anjos sobem e descem

«Vereis os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.» Os anjos sobem por si mesmo e descem por nós, ou antes, descem conosco. Estes espíritos bem-aventurados sobem para contemplarem a Deus, e descem para cuidarem de nós e para nos guardarem em todos os nossos caminhos (Sl 90,11). Sobem para Deus, para usufruir da sua presença; e descem para nós, para obedecerem às suas ordens, porque Ele ordenou-lhes que cuidassem de nós. Contudo, ao descerem para nós, não são privados da glória que os torna felizes, continuam a ver o rosto do Pai. […]

Quando sobem à contemplação de Deus, procuram a verdade de que estão cumulados sem interrupção, desejando-a, e desejam-na permanentemente, possuindo-a. Quando descem, exercem de misericórdia para conosco, porque nos observam em todos os nossos caminhos. Com efeito, estes espíritos bem-aventurados são os ministros que Deus nos envia para virem em nosso auxílio (Heb 1,14); e, nesta missão, não é a Deus que servem, mas a nós. Nisso imitam a humildade do Filho de Deus, que não veio para ser servido, mas para servir, e que viveu entre os seus discípulos como se fosse servo deles (Mt 20,28). […]

Deus ordenou aos seus anjos, não que te retirassem dos teus caminhos, mas que neles te guardassem cuidadosamente, e te conduzissem para os caminhos de Deus. E como, perguntar-me-ás? Os anjos operam com toda a pureza e por simples caridade; mas tu, forçado e advertido pela necessidade da tua condição, desce e condescende com o teu próximo, dando prova de misericórdia para com ele; e depois, sempre à imitação dos anjos, eleva o teu desejo e, com todo o ardor do teu coração, esforça-te por te elevares até à vida eterna.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os projetos do homem

O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, 
mas é o SENHOR quem sonda os corações.

Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao SENHOR
do que os sacrifícios. 

Olhar arrogante e coração orgulhoso, 
a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 

Os projetos do homem aplicado produzem abundância,
mas todos os apressados só alcançam indigência. 

Tesouros adquiridos com língua mentirosa
são ilusão passageira dos que procuram a morte.

Proverbios 2 a 6

Oração a Santa Marta

Santa Marta de Betânia, hospedeira do SENHOR,
hoje o Povo da Aliança canta um hino em seu louvor.
Tua casa foi o abrigo onde o Mestre repousou.
No calor de um lar amigo, ele as forças renovou.
Pão e vinho lhe serviste, quando tua irmã, Maria,
vida eterna em alimento dos seus lábios recebia.
Reclamaste a sua ausência junto a Lázaro doente,
proclamando assim a fé no seu verbo onipotente.
Dele escutas a promessa: teu irmão ressurgirá.
E proclamas: Tu és CRISTO, DEUS conosco em ti está.
No milagre testemunhas seu poder e seu amor teu irmão retorna à vida,
à palavra do SENHOR.
Que possamos caminhar com JESUS, na fé ardente,
e contigo contemplar sua face eternamente.

29 de Julho

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Abra seu coração

Uma simples e decidida abertura de coração às pessoas e circunstâncias que cercam sua vida vai ajudá-lo muito a olhar para o que está ao seu redor com mais simplicidade e compreensão.

Abra o coração para o inesperado, escute alguém que você nunca escutou, aprenda uma música nova, experimente...algo novo – se possível – algo que você já disse que nunca faria.

É que andamos muito fechados em nós mesmos e acabamos por não encontrar saída nos difíceis caminhos que nós mesmos inventamos.

Hoje é preciso abrir o coração, se você, de verdade, quiser encontrar uma saída, abra seu coração para Deus e seu próximo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Amar a JESUS

[...] SENHOR, que eu Lhe ame cada dia mais. 
Que eu persevere na busca desse amor, que está em mim; que o recebi de Ti quando fui batizado. Mas que, pelos barulhos da vida, ficou e fica esquecido, fica empoeirado e perde o brilho. 
Outras vezes, muitos tiram a minha concentração e eu olho em outras direções e me esqueço desse amor, tesouro incomparável, colocado em mim por Ti. 
Arma que tenho, recurso infindável que tenho e não dou valor. 
O Teu amor que tenho em mim e não sei usar. Pois sou muitas vezes ignorante demais, mas meu orgulho me faz achar que sou inteligente e sábio demais e me cega e me ensurdece e me paralisa. 
Me dê forças para amá-Lo sem medidas, por favor.

Amém.

AEAD
Anunciadores do Evangelho
e do Amor de Deus

Ela foi escolhida no coração do PAI

Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos” (Romanos 8, 29).

Hoje (08/09) celebramos a Natividade de Nossa Senhora, o dia do nascimento da Virgem Maria. O nascimento tão importante, como é o de cada um de nós; fazemos festa, celebramos, comemoramos. Nós queremos celebrar o nascimento da Mãe de Jesus e Mãe nossa!
Nós precisamos reconhecer a importância de Maria no plano e nos desígnios salvíficos de DEUS. A leitura que ouvimos na Carta de Paulo aos Romanos, uma das opções da primeira leitura para a Missa de hoje, nos diz justamente isso: aqueles a quem Deus amou desde sempre, a esses Ele predestinou a serem conforme à imagem do Seu Filho JESUS.
Precisamos entender “predestinação” no sentido universal da palavra. Todos nós somos predestinados à salvação, chamados por DEUS para ser salvos. Mas há também o significado de predestinação como escolha. Sim, Deus escolhe alguns para que sejam cooperadores, colaboradores d’ELE no plano da salvação. Ainda que todos nós sejamos chamados a colaborar, há aqueles que, de um modo mais direto, contribuem mais incisiva e plenamente com toda a sua vida no processo de salvação da humanidade.
Maria assume um plano, ou melhor, um plano singular nos desígnios de DEUS. Ela foi escolhida no coração do PAI, pensada por ELE desde o momento do pecado e da queda dos nossos pais [Adão e Eva] no paraíso. A ela foi destinado o papel de ser a nova mulher, a nova Eva, aquela que seria a Mãe do Filho de Deus, o Salvador de toda a humanidade. A escolha de Maria é dom gratuito e amoroso de DEUS; foi ELE que a amou, foi ELE que a escolheu, que a chamou!
Algumas pessoas, por preconceito, por visões erradas, por mentalidades distorcidas, têm muita dificuldade para amar Maria. Deixe-me dizer uma coisa a você: não tenha medo de amá-la. Assim como o anjo disse a José: “não tenha medo de receber Maria como sua esposa”, eu digo agora a você: não tenha medo de amar Maria, pois quem a amou primeiro foi DEUS. Se DEUS a amou muito, nós não podemos amá-la pouco!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Faz nos um homem novo

[...] "SENHOR, faz-me um homem novo, a toda hora, por favor. 
Renova e protege a minha saúde, corporal, mental e espiritual, para eu ser compatível com o Reino dos Céus, aqui na Terra, por favor. 
E a alegria de conviver nesse Reino norteie as minhas ações de acordo com a Vossa vontade."
[...]

AEAD