sábado, 23 de agosto de 2014

Quem se anuncia

"Irmãos, quem se gloria, glorie-se no Senhor. 
 Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo".

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vinde ESPÍRITO SANTO todo o dia

Feliz é quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias.” (Santo Antônio)

Encontramos a verdadeira felicidade quando caminhamos segundo a vontade de Deus. Por isso, durante todo o nosso dia, peçamos ao Senhor o derramamento do Espírito Santo, para que todas as nossas atitudes sejam conforme a verdade do Senhor.

“Vinde, Ó Espírito Criador! Nosso inimigo repeli e concedei-nos vossa paz e pela graça nos guardais, o mal deixamos para trás.
[Colaboração FT]

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como acolher uma ofensa

Considera pois quantas vantagens retiras duma ofensa acolhida com humildade e mansidão.
Desse modo, em primeiro lugar — e é o mais importante —, mereces o perdão dos teus pecados.
Seguidamente, exercitas a paciência e a coragem.
Em terceiro lugar adquires a mansidão e a caridade, pois aquele que é incapaz de se zangar com os que lhe fizeram mal será ainda mais caridoso com os que o amam.
Em quarto lugar, arrancas totalmente a cólera do teu coração, o que é um bem incomparável; evidentemente, aquele que liberta a sua alma da cólera também se desembaraça da tristeza: não desperdiçará a sua vida em tristezas e vãs inquietações.
É que nós punimo-nos a nós próprios quando odiamos os outros; só fazemos bem a nós próprios quando os amamos.
Além disso, todos te respeitarão, mesmo os teus inimigos, ainda que sejam os demônios.
Melhor ainda, se assim te comportares, até deixarás de ter inimigos.
São João Crisóstomo

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como corrigir o outro

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão” (Mateus 18, 15).A Palavra de Deus no dia de hoje aponta para nós uma das coisas mais necessárias – mas também uma das mais difíceis nas relações fraternas, sobretudo entre nós que vivemos da fé – a chamada “correção fraterna”.
A correção fraterna é necessária, é importante, é útil, é de DEUS, mas é muito difícil corrigir e mais difícil ainda ser corrigido. Tanto quem vai corrigir como quem vai ser corrigido têm que, em primeiro lugar, tirar do seu coração o ressentimento, a mágoa e, sobretudo, o orgulho, porque a correção fraterna tem que ser movida pelo amor.
Em primeiro lugar, não faça isso no impulso da raiva e do momento; deixe as coisas se acalmarem dentro de você.
E em segundo lugar, não faça isso de forma muito humana; peça a sabedoria divina para ter as palavras acertadas, corretas, humildes e, sobretudo, a intenção de ajudar a outra pessoa. Algumas vezes, uma correção fraterna precisa até de muito tempo para acontecer, mas ela se faz necessária.Se você vir o seu irmão errar não cometa o crime e a barbaridade de falar, de comentar e de fofocar com o outro sobre esse fato, porque é um mal muito maior ver o outro errar e em vez de corrigi-lo, de ajudá-lo e de rezar por ele primeiro, você  falar dele para os outros. 
Não faça isso, meu irmão! Peça a DEUS a disposição e a humildade e vá conversar com o seu irmão, tente mostrar a ele onde está o erro e que o que ele está fazendo não é correto. Mas, por favor, não trate dos problemas dos outros nos clubes de fofoca! Não ligue para a outra pessoa, não vá à barbearia ou então ao salão de beleza e durante as conversinhas de dona de casa para tratar da vida dos outros.
Quantos mal-entendidos e desentendimentos, quantas coisas se complicaram na vida, porque em vez de tratarmos as coisas de forma cristã e fraterna, as tratamos de forma mundana, carnal, pecaminosa, porque a fofoca é do diabo, ela não é de Deus! Aprenda isso!
Contudo, se você foi falar com seu irmão ou não teve como falar com ele, porque outras coisas o impedem de fazer isso, procure a autoridade da Igreja, como diz a Palavra hoje.
Sim, procure a ajuda da Igreja, do padre, do diretor espiritual, mas não trate a situação no nível da fofoca. Porque mal maior é quem trata o erro dos irmãos falando para os outros. Isso dói no coração de Deus e provoca males e estragos para a comunidade, para a sociedade e para a humanidade.
DEUS abençoe você!
Pe. Roger Araújo 

Tomara

"Tomara que a vida realmente aconteça na sua vida. Que você tenha motivos pra sorrir sem motivos, causas para se doar eamigos para contar.
Tomara que a paz ande sempre de mãos dadas com as verdades, que chova alegria no seu quintal e que a chuva lhe convidepra dançar.Tomara que o seu rumo mude se tiver de mudar e que tudo que vier do coração, permaneça. Que os seus sonhos sejam sempremaiores que o seu medo e que a sua fé não se abale ao longo das perdas.
Tomara que você tenha força pra enfrentar injustiças e esperança pra nadar contra a correnteza. Que o egoísmo e aganância mudem de nome e endereço. Que a harmonia seja o seu lar.
Tomara que o melhor lhe aconteça. Que a caminhada valha os teus passos e que o futuro lhe contemple com abraços grandes esorrisos largos.
Tomara que não lhe falte a música, a poesia, a paisagem bonita. Que pelo menos uma vez você perceba Deus nas pequenascoisas e reconheça a sua voz.
Tomara que dê tempo, que não lhe falte amor, que lhe sobre saúde e que você tenha sorte. Que suas dores sejam breves, queseus pesos sejam leves e que a sua vontade de ser feliz seja uma teimosia."
Yohana Sanfer

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ser criança de coração

[...] Criança é sinônimo de humildade e humildade é caminho de salvação. Quando sabemos ser humildes, Deus pode fazer muito por nós.
Ser adulto, muitas vezes, é sinônimo de orgulho, de autossuficiência, do “eu posso”. Sejamos muito maduros, crescidos, amadurecidos com a vida, mas não percamos esse coração puro de criança, porque quanto mais desprovido e necessitado for o nosso coração do amor divino, tanto mais Deus cuidará de nós.
Quanto menos rebeldes nós formos, tanto mais Deus poderá fazer por nós. [...]
Pe Roger Araujo
Senhor, me ajude a ser criança. Me ajude a ser pequeno. Me ajude a ser aberto ao saber. Me ajude a saber levar as Suas coisas a quem quiser saber. E que eu não me importe e nem me aborreça com quem não quer.Amém.
AEAD

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Enfrentar dificuldades

SENHOR, sei que é muito difícil enfrentar perdas, derrotas, dificuldades sem fim em nossas vidas. É muitas vezes desanimador.
Por isso precisamos da SUA ajuda para que nossa inteligência consiga ver a SUA mão em nossas vidas e alimentar o nosso coração com o vosso eterno e infalível Amor.
Amém.
AEAD

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Segura na mão de DEUS

“JESUS, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!’” (Mateus 14, 27).
JESUS despediu as multidões e vai agora para um lugar deserto a fim de continuar a Sua comunhão com o Pai e continuar se abastecendo e se alimentando da presença divina do Pai em Sua vida.
Enquanto JESUS faz isso, o barco dos discípulos segue adiante e um vento contrário vem agitá-lo, porque as ondas são fortes e o vento está contrário.Quantos ventos contrários estão agitando o nosso coração!
Às vezes, está tudo calmo dentro de nós, está tudo bem, tudo tranquilo – “Como vai você? Estou bem, graças a Deus!”.
Quando tudo parece estar bem, começam a vir os ventos das contrariedades.
E como não sabemos lidar com as contrariedades, elas nos tiram do sério e começamos a nos agitar e a ficar inquietos e, à medida que damos vazão e importância aos ventos contrários que vêm em nossa vida,  até perdemos o nosso sono, a nossa paz e a nossa tranquilidade interior. Porque os ventos nos perturbam e os ventos contrários se transformam em fantasmas e fantasias dentro de nós, de modo que o medo, o pavor, a inquietação e o excesso de preocupação tomam conta de nós.
E mesmo quando a mão de DEUS vem nos socorrer, até ela nos apavora; até das mãos de DEUS temos medo.As palavras corretas para discernir tudo isso são, justamente, medo e temor.
Tanto o medo como o temor manifestam a falta de confiança. O medo manifesta o tamanho do desespero que há em nós: quem muito se desespera, muito medo tem; e quem pouco se desespera tem menos medo.
Mas a verdade é que quando nos desesperamos tiramos a nossa confiança daquilo por que esperamos. E então, meus irmãos,  somos realmente movidos para lá e para cá. Quando perdemos a nossa paz interior perdemos tudo.
E JESUS diz para mim e para você no dia de hoje: “Coragem, não tenhais medo, estou contigo!”
Por mais agitado que esteja o mar da sua vida, por mais ondas contrárias que estejam vindo ao seu encontro, por mais percalços que você encontre pelo caminho, Ele está com você. Não desanime! “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mateus 14, 27).
Sabem, meus irmãos, o Senhor não deixou nenhum dos Seus apóstolos perecer por mais medrosos que estes fossem. Se você crê e confia no Senhor, ELE não vai deixar que nenhum vento contrário, nenhuma situação adversa, que nada venha tentar derrubá-lo e jogá-lo no chão. Maior que tudo isso é a mão do Senhor, é ELE quem nos segura pela mão. E se a mão D’ELE não for suficiente,
Ele nos segura nos braços, mas não nos permite perecer pelo caminho.Coragem, fé, confiança, DEUS está conosco! Que ELE abençoe você!
Pe. Roger Araújo